Pela primeira vez no IFPR, aluna é selecionada para programa de mentoria Brasa – Instituto Federal do Paraná

Assessoria de Relações Internacionais

Pela primeira vez no IFPR, aluna é selecionada para programa de mentoria Brasa

Ana Luiza, estudante do Campus Pinhais aprovada no programa de mentoria Brasa

Pela primeira vez no Instituto Federal do Paraná, uma aluna foi selecionada para a Brasa (Brazilian Student Association), programa de mentoria para quem deseja cursar graduação ou pós-graduação em universidades americanas e europeias.

Estudante do último ano do Ensino Médio do curso Técnico Integrado em Administração do Campus Pinhais, Ana Luiza Nunes de Oliveira viu nas redes sociais da Assessoria de Relações Internacionais do IFPR, a oportunidade de participar do programa de mentoria.

O programa oferecido pela Brasa é voltado para alunos que estão nos dois últimos anos do ensino médio e desejam cursar a graduação na Europa. O processo se inicia com o preenchimento de formulário com perguntas pessoais, acadêmicas e que mostrem para a instituição quem você é e quais suas motivações para estudar no exterior.

A estudante afirma que o processo de inscrição e aprovação no programa levou alguns dias, e agradeceu a carta de recomendação escrita pelo reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta. “Tive a gentileza do reitor Zanatta escrever minha carta de recomendação, que foi muito importante para o processo seletivo,” diz Ana.

Segundo Ana, alunos do IFPR interessados em participar do programa de mentoria deverão explicar suas motivações.

Relato sobre o processo de seleção

A seguir, Ana Luiza faz um relato pessoal de como foi o processo de seleção e aprovação para o programa de mentoria:

“A instituição pede uma carta em inglês (português apenas se quiser ir para Portugal) e pergunta sobre os países, universidades e cursos de interesse. Então, minha dica é: tenha um plano antes de se inscrever, pesquise sobre países e cursos que te interesse.

Após o envio do formulário, eles levam alguns dias para analisar todas as inscrições. Enviei tudo no dia 8 de fevereiro e recebi o resultado dia 1 de março. Após o resultado do formulário, se aprovado, você receberá um link para escolher data e horário para uma entrevista. Nesse momento, eles querem te conhecer melhor, com foco nas áreas: motivações e comprometimento com o nosso país. Em mais detalhes, eles querem saber se você já trabalha para o desenvolvimento de sua comunidade e deseja usar os conhecimentos adquiridos em uma graduação na Europa para alavancar isso, onde quer que você esteja.

Eu realizei minha entrevista com o Vitor Petisco, CEO da Brasa Europa. Foram 15 minutos muito descontraídos, cheios de perguntas sobre os temas mencionados, mas de uma forma muito leve. O CEO explicou em detalhes a estrutura do programa, que começa em março de 2021 e vai até o fim do ano. As primeiras duas semanas são para conhecer os outros participantes e definir o país de escolha, após a “call de países”, apresentações de alunos brasileiros que estudam na Europa.

É muito importante já ter definido o que você quer, mas também é bom estar aberto para conhecer novas oportunidades. Após essas duas semanas, você já terá um mentor definido e o processo de preparação começará.

O programa oferece auxílio para todo o processo de aplicação, preparação para o que as universidades pedem e apoio psicopedagógico, além de integração com os outros participantes.

Para concluir, minha dica é para você que em 2022 estará cursando os últimos anos do ensino médio: comece a pensar e se preparar para oportunidades como essa e sempre esteja atento ao conteúdo que o professor Cleber Fernando Serafin, assessor de Relações Internacionais divulga, pois muitas oportunidades podem chegar até você.”

Programa de mentoria Brasa

Brasa é um programa de mentoria completo para auxiliar jovens brasileiros que desejam cursar graduação ou pós-graduação no exterior. A mentoria oferece pareamento individual com mentores que estudam (ou já estudaram) no exterior e guias completos sobre o passo a passo para uma candidatura de sucesso. Além disso, os mentorandos têm acesso à rede da Brasa, composta por mais de 9000 estudantes espalhados pela América, Europa e Ásia.