Participe das lives, oficinas e rodas de conversa da Temporada Amarela – Instituto Federal do Paraná

SETEMBRO AMARELO

Participe das lives, oficinas e rodas de conversa da Temporada Amarela

Imagem com fundo amarelo mostra a mão de uma pessoa segurando e levantando, também pela mão, outra pessoa. Abaixo das duas mãos, há os dizeres: "setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio: é preciso agir!"
Objetivo da campanha é prevenir e reduzir suicídios. Imagem: setembroamarelo.com

Servidores e estudantes do IFPR estão convidados a participar das atividades da Temporada Amarela, que faz parte do Setembro Amarelo, campanha que tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre o suicídio e suas formas de prevenção.

O convite é feito pelo Projeto Você Importa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que firmou parceria institucional com o Campus Curitiba do IFPR.

Para esse mês de setembro, além de lives pelo Instagram (transmissões ao vivo que não precisam de inscrição), estão sendo preparadas oficinas que serão espaços de troca de conhecimento e capacitação acerca da temática do suicídio, prevenção, cuidado de si e do próximo.

Programação – oficinas e rodas de conversa

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui neste link.

Confira a programação e participe!

• Oficina para Estudantes – 03/09 quinta-feira, 17h – “Como ajudar alguém em sofrimento emocional?”;
  • Oficina para Servidores Técnicos Administrativos – 18/09 sexta-feira, 14h30 – “À procura de palavras: redes de amparo frente ao risco de suicídio”;
  • Oficina para Estudantes – 22/09 terça-feira, 18h – “Desgastes emocionais e relacionamentos na universidade: como ajudar ao outro e a si mesmo juntos”;
  • Oficina para Pós-graduandos – 29/9 terça-feira, 19h – “Pós-Graduação e setembro amarelo: um assunto para ano inteiro.”;
  • Oficina para Professores – 01/10 quinta-feira, 17h30 – “Viver pra quê? Vamos falar sobre sentidos e valor da vida”;
  • Roda de conversa aberta a todos os interessados – 02/10 sexta-feira, 18h30 – Conversa aberta sobre a prevenção, o suicídio, e experiências relacionadas.

10/09: Seminário de Prevenção ao suicídio

Além dessas oficinas, no dia 10 de setembro, a partir das 9h, será realizado o V Seminário de Prevenção do Suicídio – UFPR, que contará com a participação de coordenadoras do projeto Você Importa e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube “Luto e prevenção do suicídio UFPR”. Outras informações sobre o seminário estão disponíveis nesta página do Facebook.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, sendo que o dia 10 desse mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com dados disponibilizados pela Campanha Setembro Amarelo, no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. No mundo, esse número gira em torno de 1 milhão.