Participe da segunda etapa do projeto “Valores do Serviço Público Federal” – Instituto Federal do Paraná

Administração Pública

Participe da segunda etapa do projeto “Valores do Serviço Público Federal”

Imagem traz a inscrição: "Agora vamos priorizar! Valores do Serviço Público Federal".
Servidores e empregados públicos federais devem ordenar os valores que consideram mais importantes

Com a finalização da primeira etapa da campanha “Valores do Serviço Público Federal”, servidores e empregados públicos de todo o país são convidados a participar da segunda fase do projeto.

Na primeira etapa, foram recebidas 33 mil contribuições, com a indicação de 93 mil sugestões de valores.

Após uniformização, consolidação e validação, chegou-se a dez valores pré-selecionados.

Agora, eles passarão por um processo de priorização, que consiste na ordenação dos valores, do mais relevante para o menos relevante, que devem pautar o Serviço Público Federal.

Para fazer a priorização, os servidores e empregados públicos federais precisam acessar o formulário “Questionário Valores do Serviço Público Federal – 2ª Etapa” e arrastar os valores para as posições que julgarem pertinentes.

O formulário de priorização estará disponível de 18 a 30 de novembro de 2020.

A campanha é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Valores

Os valores pré-selecionados, que agora serão ordenados, de acordo com a sua relevância para o conjunto dos servidores e empregados públicos federais, são os seguintes:

• Justiça oferecer a cada um o que seja de direito ou de mérito, com equidade e igualdade, sem quaisquer distinções.
  • Integridade – atuar de maneira correta, honesta, proba e com transparência, pautado por princípios éticos e morais.
  • Imparcialidade capacidade de agir sem preferências ou influências de quaisquer tipos, cuja conduta só deve se basear na supremacia e na indisponibilidade do interesse público.
  • Empatia capacidade de compreender e respeitar as necessidades, sentimentos e problemas das outras pessoas, colocando-se no seu lugar, respondendo-o de forma compreensiva, respeitosa e assertiva.
  • Vocação Pública reconhecimento de que ser servidor público mais que um dever é uma escolha individual em servir a um bem comum e à sociedade, com dedicação, espírito de coletividade e satisfação.
  • Profissionalismo realização das atividades de servidor com qualidade e de forma competente e responsável, sendo produtivo e proativo, sempre buscando o seu aperfeiçoamento.
  • Gentileza entendimento de que atitudes nobres estão em pequenos gestos de cordialidade e cortesia no tratamento e na demonstração de amor ao próximo e propagação de harmonia e felicidade.
  • Engajamento comprometimento do servidor público com suas funções, traduzido em atitude de atenção, empenho e zelo, ciente do seu dever de servir ao cidadão e proteger a coisa pública.
  • Parceria o resultado do serviço público de qualidade e excelência somente alcança o seu objetivo com união e colaboração de todos os servidores e órgãos públicos e com cooperação com a sociedade como um todo, em busca do bem comum.
  • Resiliência habilidade para lidar com situações adversas, com prontidão e flexibilidade, buscando inovação e solução de problemas.

Informações

Outras informações, inclusive as peças de comunicação da campanha, estão disponíveis na página “Valores do Serviço Público Federal”.