Parceria com instituto Cubano vai estimular a mobilidade acadêmica e o desenvolvimento da agroecologia – Instituto Federal do Paraná

Professores e alunos que tenham interesse pela área agroecológica terão a oportunidade de realizar intercâmbio no Instituto de Ciência Animal (ICA) de Havana, em Cuba. O país é atualmente umas das referências mundias no desenvolvimento de práticas sustentáveis para a produção de alimentos. O intercâmbio terá início em 2011 e atenderá desde cursos técnicos ao pós-doutorado.

A parceria foi viabilizada graças a um termo de cooperação técnica internacional assinado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pelo ICA. A oportunidade surgiu a partir de uma visita feita pelo reitor do Instituto, professor Alipio Leal, a Cuba, em maio deste ano, quando visitou diversas instituições cubanas de ensino e pesquisa. Os encontros foram organizados pela Assessoria de Relações Internacionais em conjunto com o Ministério de Educação Superior de Cuba.

Para dar continuidade ao projeto os professores Valter Roberto Schaffrath, diretor do Núcleo de Inclusão Social e Meio Ambiente, e Otávio Bezerra Sampaio, coordenador do Núcleo de Pesca e Aquicultura, estiveram em visita à sede do ICA em São José de Las Lajas, na província de Havana, entre os dias 24 de julho e 02 de agosto.

Para o coordenador do projeto, professor Valter Roberto Schaffrath, o convênio é importante na medida em que os países poderão trocar experiências atuando de forma complementar. “A agroecologia em Cuba está mais avançada sob a perspectiva da compreensão da produção agroecológica como ’sistema de produção’. Nós no Brasil atuamos mais em termos de produção orgânica especializada em produtos e não em sistemas integrados”, explica.

Outra característica importante do modelo ambiental Cubano é apontada pelo professor Otávio Bezerra Sampaio. “Eles optaram por uma agricultura que tem como base a energia renovável, como tração animal e a adubação verde. Os químicos e outros venenos não são utilizados e ainda tem um componente que se chama agricultura urbana”. Destaca.

A agricultura urbana consiste na utilização de espaços, terrenos baldios, dentro do perímetro urbano, para produção de alimentos que atendam ao consumo interno. A prática é uma alternativa à situação de embargo vivenciada por Cuba desde a década de 70. “O país tem dificuldades na produção de alimentos porque existe um bloqueio que impede a entrada de ferramentas e outros equipamentos. Cuba tem muita gente, pouco combustível para transportar alimentos e espaço sobrando na área urbana”, avalia.

Segundo os professores, o Brasil está bastante desenvolvido no quesito da formação em agroecologia, com cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e linhas de pesquisa em mestrados e doutorados na área. O ICA tem interesse em conhecer melhor as atividades de produção, pesquisa e ensino em Agroecologia e pretende enviar pesquisadores para a realização de doutorado no país.

O IFPR enviará professores para visitas curtas, de um ou dois meses e também para a realização de mestrado e doutorado “sanduíche”, principalmente. Além disso, os estudantes do IFPR poderão complementar seus estudos em cursos de até 45 dias, principalmente na área da produção animal agroecológica no ICA.

Ainda para esse ano está prevista a vinda de um pesquisador cubano do ICA como professor visitante e a participação do professor Otávio Bezerra Sampaio no congresso internacional de Ciência Animal, a ser realizado em Havana, em novembro. Outra novidade é a criação de um curso superior na área. “Estamos trabalhando no projeto pedagógico do Curso de Engenharia em Agroecologia no IFPR para ser iniciado no ano de 2011”, conta Schaffrath.

Expansão em rede
Um fator relevante para a parceria com Cuba é a perspectiva concreta da expansão em rede, deste e de outros projetos, pela América Latina. “É preciso ressaltar que embora o intercambio inicial se dê na área da Agroecologia, esta parceria poderá atender as demandas de outras áreas do conhecimento tanto do IFPR como da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica” afirma Schaffrath.

Atualmente, a criação dos Institutos de Agroecologia Latino-americano (Iala) alimentam a ideia de investir e fortalecer o Mercosul. “Já temos o Iala Venezuela e agora estão sendo criados o Iala no Peru, Paraguai e no Pará, na Amazônia. É uma rede que passa a não ser uma proposta só do Paraná, mas se amplia com criação dos Ialas”, comenta Sampaio.

Cursos ofertados
Hoje o IFPR mantém sete turmas do curso técnico em Agroecologia oferecidas em parceria com movimentos sociais do campo nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu, em Vila Velha, na escola Salete Estronzaque; na Lapa, na Escola Latino-americana de agroecologia (Elaa); em São Miguel do Iguaçu, no Itepa; na Escola Milton Santos, em Maringá e na Assessoar, em Francisco Beltrão. Outros três cursos de agroecologia são ofertados nas unidades de Campo Largo, Irati e Ivaiporã. Além desses, o IFPR dispõe de mais dois cursos de Agrofloresta em Telêmaco Borba e Palmas.