Paraná é destaque nacional no Sistec – Instituto Federal do Paraná

Paraná é destaque nacional no Sistec

Entre todas as instituições que oferecem educação profissionalizante no Brasil o Instituto Federal do Paraná é campeão em número de alunos inseridos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). Até o momento já foram cadastrados 5.959 alunos do IFPR e no total são 9.074 – entre instituições públicas e particulares que oferecem educação profissional no estado do Paraná.

Pioneiro
O SISTEC é o primeiro sistema do país que disponibiliza mensalmente informações exatas sobre todas as escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio, seus cursos e alunos. Podem incluir dados no SISTEC todas as instituições que oferecem educação profissional independente da sua categoria administrativa (públicas e privadas nas esferas federal, estadual e municipal).

De acordo com a diretora de ensino do IFPR, professora Edilomar Leonart, o objetivo do Ministério da Educação (MEC) ao criar o Sistema é conhecer a real situação das escolas, cursos e estudantes da educação profissional. “Com o SISTEC será possível ter os indicadores corretos do ensino técnico no país e a partir disso diagnosticar as falhas e fazer as correções”, afirma. A professora explica, ainda, que este ano é o marco zero da educação profissional. “Serão cadastrados somente os estudantes que ingressaram de 2009 em diante”, diz.

Multiplicadoras
Para cadastrar os alunos no novo sistema a pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão, Zita Castro Machado e a diretora Edilomar Leonart receberam treinamento do MEC realizado em abril, no Rio de Janeiro. Agora que o Paraná já é destaque são elas que vão treinar outras pessoas. Amanhã, dia 12, Edilomar segue para o Instituto Federal de Goiânia para “multiplicar” a experiência que adquiriu ao cadastrar mais de cinco mil alunos do IFPR.