Orçamento dos institutos federais é cortado em 3,6% – Instituto Federal do Paraná

Orçamento dos institutos federais é cortado em 3,6%

Foi anunciado, nesta quinta-feira (9), um corte de 3,6% no orçamento das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o que inclui o IFPR.

De acordo com o Conselho que representa as instituições da Rede (Conif), esse corte de 3,6% afeta parte dos recursos (7,2%) que já se encontravam bloqueados e, agora, serão totalmente remanejados para outras ações do Governo Federal.

Sobre este tema, o Conif emitiu uma nota, na qual reitera o posicionamento de batalhar pela recomposição integral do orçamento das instituições da Rede.

“Mesmo com todas as dificuldades, nos últimos dias, tivemos três cursos recebendo nota máxima na avaliação do MEC, que são os de tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Umuarama), de Gestão Ambiental (do Campus Paranaguá) e de Processos Gerenciais (de Curitiba)”, lembra o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

“Ou seja, temos entregado à sociedade Educação de qualidade e queremos o nosso orçamento para garantir o desenvolvimento das nossas atividades, por isso vamos continuar lutando para reverter a situação dos bloqueios e recompor o nosso orçamento”, afirma.

Histórico

No dia 27 de maio, o Governo anunciou um bloqueio linear de 14,5% no orçamento das universidades e institutos federais – no caso do IFPR, isso correspondia a R$ 10,35 milhões.

Após reação das instituições e da sociedade, em 3 de junho foi anunciado que esse bloqueio de 14,5% seria reduzido pela metade, mas, ainda assim, continuava sendo prejudicial, impedindo ou atrasando a plena execução das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação dos 26 campi do IFPR.

Desde 3 de junho, portanto, 7,2% do orçamento do IFPR estava bloqueado – os 3,6% retirados da instituição nesta quinta o dizem respeito às rubricas que já estavam contidas nesse bloqueio.