Observatório da Convivência é lançado em evento realizado em Pinhais – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Observatório da Convivência é lançado em evento realizado em Pinhais

O lançamento oficial do  Observatório da Convivência do IFPR foi realizado no dia 05 de novembro, no IFPR Campus Pinhais. O evento contou com a presença do professor Marcos Barbosa, diretor do EaD IFPR, representando o reitor,  e também do diretor-geral da unidade Celso Buiar.

O Observatório da Convivência é um projeto que tem como objetivo promover e sugerir ações que assegurem que os ambientes escolares do IFPR sejam acolhedores, seguros, confiáveis, justos e saudáveis; propor estratégias para reconhecer e tratar conflitos; e melhorar as relações entre estudantes e profissionais escolares. A primeira etapa do projeto é uma pesquisa a ser realizada com todos os estudantes do IFPR. O Se Liga trouxe mais informações sobre o que é o Observatório.

Na sessão de lançamento da iniciativa, estiveram presentes estudantes e servidores de Pinhais, Marilisi Fischer, representado a Pró-Reitoria de Ensino, que coordena o projeto e também a Loriane Trombini Frick, professora da UFPR e uma das pesquisadoras responsáveis. O evento marcou o início das ações do Observatório, embora as atividades do projeto já estejam sendo desenvolvidas desde abril de 2019. Desde o lançamento, já foram respondidos mais de 2,5 mil questionários.

A aplicação da pesquisa em todos os campi, que está sendo realizada até dia 22 de novembro, é apenas um dos passos do Observatório. A partir dos resultados obtidos, serão pensadas ações que possam melhorar a convivência dos estudantes e dos servidores da instituição.