Obras estão em andamento em 19 campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Obras estão em andamento em 19 campi do IFPR

Em contexto em que está sendo fundamental prestar contas para a sociedade em relação a importância da destinação de recursos para a Educação, o IFPR tem, em andamento, em todo o Paraná, 34 obras. São construções que consolidam a oferta de ensino nas 25 cidades em que o Instituto Federal está instalado no Estado.

A comunidade acadêmica de dezenove campi acompanha de perto o avanço de blocos didáticos, quadras esportivas, refeitórios e reformas – alguns, muito próximos de suas conclusões. Juntas, as obras em andamento representam um investimento de R$ 47 milhões.

A pulverização das obras pelo estado exige deslocamento constante da equipe de engenheiros e arquitetos da Diretoria de Infraestrutura, para verificação e fiscalização. “Das 34 obras em andamento, 32 projetos foram desenvolvidos pela Diretoria de Infraestrutura do IFPR, algo que não é comum nos outros órgãos da administração pública. Então, temos muito conhecimento sobre o conteúdo do projeto. Em caso de dúvidas, fica mais fácil recorrer a ele ou então ao autor dele, que está na mesa ao lado, para acompanhar a execução da obra”, explica o engenheiro Tiago Radaskievicz.

Dentre os serviços executados nos campi, estão a construção de Blocos Didáticos, Portais de Acesso, Laboratórios, Refeitórios, quadras descobertas e coberturas em quadras já existentes, além de reformas que vão promover o melhor uso de espaços que já estão em uso.

Obras vão beneficiar atividades de ensino, práticas esportivas e trazer revitalização aos campi

Os Blocos Didáticos são os tipos de obras mais executados, em dez localidades – Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Goioerê, Jaguariaíva, Londrina, Pinhais, Pitanga e União da Vitória. Os prédios dão espaços a salas de aula e outras dependências administrativas. Em Londrina, por exemplo, esta será a primeira edificação no terreno que dará espaço ao campus. Em Assis Chateaubriand e Pitanga, Laboratórios se somam a estrutura já existente, melhorando as condições de ensino dos estudantes. Os alunos do IFPR também comemoram a construção de Refeitórios em Curitiba, Palmas, Paranavaí e Umuarama.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra em primeiro plano as obras do Bloco Didático no Campus Avançado Goioerê.

Bloco Didático é uma das obras em andamento no Campus Avançado Goioerê

Se as atividades de ensino são beneficiadas com as obras, as atividades esportivas também recebem um incentivo extra com a construção de quadras descobertas em Astorga e Goioerê. Em Barracão, Capanema, Curitiba, Jaguariaíva e Pinhais, as quadras existentes recebem cobertura. E em Paranaguá e União da Vitória, a comunidade acadêmica assiste animada o crescimento das quadras padrão FNDE.

Melhorias em infraestrutura podem ser verificadas em Barracão e Coronel Vivida, com a construção de Portais de Entrada. Reformas pontuais em Barracão, Curitiba e Foz do Iguaçu e um projeto de urbanização no Campus Umuarama tratam de deixar a estrutura já existente melhor. Em Palmas, também são conduzidas obras que visam promover a acessibilidade nos blocos já existentes.

Em Curitiba, melhorias para Diretoria de EaD e futura sede da Reitoria

Além das obras no campus Curitiba, a capital do Paraná tem outras duas em andamento. O prédio que abriga as dependências da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância, no bairro Guabirotuba, passa por reformas. No bairro Vila Oficinas, um prédio doado pela União também está sendo reformado para receber as unidades da Reitoria.