Nova chance: reabertas inscrições para programas de Assistência Estudantil – Instituto Federal do Paraná

Assistência Estudantil

Nova chance: reabertas inscrições para programas de Assistência Estudantil

Fundo laranja com a marca da Assistência Estudantil escrito "Reabertas inscrições para programas de assistência estudantil"
São 394 vagas em dois Programas

Os estudantes do IFPR têm uma nova chance para receber auxílio ou bolsa no segundo semestre: novos editais do Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace) e Programa Nacional de Integração Profissional com a educação básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja) foram publicados nesta sexta-feira (12).

Os valores serão pagos de junho a novembro de 2019, sendo R$ 168,75/mês para auxílio Pace e R$ 337,50/mês para bolsa Proeja.

Essa ação só foi possível porque os classificados nos editais passados foram todos contemplados: “um trabalho integrado da Reitoria com os campi permitiu que os alunos demandantes fossem atendidos e ainda assim sobrassem 370 auxílios e 24 bolsas, e agora reabrimos a seleção”, ressalta Marilisi Fischer, Diretora de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino.

Inscrições via Sistema Institucional

As inscrições serão recebidas das 07h do dia 15 de abril às 17h de 26 de abril de 2019, pelo horário de Brasília, exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição no Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae).

Fique atento às datas!

• A relação preliminar das inscrições homologadas será divulgada em 26 de abril, e o estudante terá de 29 a 30 de abril para recorrer junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) do seu campus. A relação final das inscrições homologadas será conhecida em 07 de maio;
  • O período de análise e seleção será das 08h de 30 de abril às 18h de 21 de maio;
  • O resultado preliminar estará disponível em 23 de maio, sendo o período para interposição de recursos junto à Sepae/campus de 24 de maio a 27 de maio;
  • Dia 31 de maio sairá o resultado final.

Pace

Essa seleção refere-se a estudantes devidamente matriculados em cursos técnicos de nível médio e graduação do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas como alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.

Para isso, o aluno deve:

• Estar matriculado nos cursos técnicos de nível médio (concomitante, integrado ou subsequente), Educação no Campo/Regime de Alternância e graduação (licenciatura,bacharelado ou tecnólogo);
  • Estar matriculado nos cursos EJA/EPT, preferencialmente dentre as modalidades: qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada concomitante ao Ensino Fundamental; qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao Ensino Médio; e qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada concomitante ao Ensino Médio;
  • Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de documentação pertinente;
  • Preferencialmente estar matriculado em curso regular, e não apenas em disciplinas isoladas;
  • Não ter pendência de pagamento de Guia de Recolhimento da União – GRU, referente aos Programas da Assistência Estudantil do exercício 2018, até a data de 20 de maio de 2019;
  • Não ter sido contemplado no Programa de Assistência Complementar – Pace, nos Editais de Resultado Final no 058/2019, 064/2019, 065/2019 e 070/2019.

Saiba mais no Edital nº 74/2019.

Proeja

Essa seleção refere-se a estudantes devidamente matriculados, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa para custear parcialmente despesas como alimentação, transporte e aquisição de material didático.

Para isso, o aluno deve:

• Estar devidamente matriculado nos cursos Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional e Tecnológica  (EJA/EPT), na modalidade Ensino Médio Integrado;
  • Não ter pendência de pagamento de Guia de Recolhimento da União ‐ GRU, referente aos Programas da Assistência Estudantil do exercício de 2018, até o dia 20 de maio de 2019;
  • Não ter sido contemplado pelo Programa Proeja, de acordo com o Edital de Resultado Final no 060/2019.

Saiba mais no Edital nº 75/2019.