Neabi do IFPR divulga relatório institucional de atividades – Instituto Federal do Paraná

Neabi

Neabi do IFPR divulga relatório institucional de atividades

"Pessoa com cabelo longo preto com os braços postados sobre uma mesa. Contém "Liberdade. Negro livre, para pensar, se expressar e ser o que quiser ser. Nicolas Américo Pinheiro, estudante de informática do IFPR Jacarezinho hoje representa... Nossa Raça"
Projeto NOSSA RAÇA do Campus Jacarezinho

Visando cumprir o proposto na Resolução nº 71, de 20 de dezembro de 2018 e apresentar o trabalho desenvolvido, foi publicado o Relatório Institucional de Atividades do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), com período de referência o ano de 2019.

Além de apresentar o quantitativo de representantes e membros, o documento traz informações sobre os eventos organizados (internos e externos), desenvolvimento de projetos de Extensão e Pesquisa, projetos fomentados com recursos financeiros da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), além de uma lista com as bibliografias que envolvem as temáticas do núcleo disponíveis nas bibliotecas dos campi

Neabi

A Resolução nº 71 instituiu o regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi’s), no âmbito do IFPR. Os Neabi’s possuem o papel institucional de fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.

Buscam ainda atuar na consolidação das diretrizes e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas para a educação das relações étnico-raciais, contribuindo para a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e à discriminação étnico-racial, implementação e cumprimento das leis 9.394/96, 10.639/03 e 11.645/08, nos respectivos campi do IFPR, em todos os níveis de ensino. Além disso, participam nas bancas de cotas dos processos seletivos e contribuem para a formação continuada dos servidores, dos estudantes e da comunidade externa em geral.

Os Neabi’s são constituídos pelo Neabi/Proeppi, sob a gestão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), e pelos Neabi’s/campi, subordinados às Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus ou equivalente. Cada Neabi/campus é formado por um representante e membros, os quais são designados por meio de portarias das direções gerais. Entre os membros estão servidores docentes, técnicos-administrativos, estudantes e/ou representantes da comunidade.

“O Neabi contribui diretamente com o compromisso assumido pelo IFPR no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que indica entre seus valores a educação de qualidade e excelência, ética, inclusão social, respeito às características regionais, visão sistêmica, democracia, transparência, diversidade humana e cultural e valorização das pessoas”, aponta Mônica Luiza Simião Pinto, da diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext).

As informações e dados do relatório foram levantados pelos representantes locais e membros, e a consolidação foi realizada pela Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext), sob responsabilidade de Mônica Luiza Simião Pinto, e da coordenadora de Extensão, Samanta Ramos dos Santos.