Neabi divulga eventos no mês da Consciência Negra – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Neabi divulga eventos no mês da Consciência Negra

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Diretoria de Extensão (Diext) da Proeppi participará de dois eventos promovidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Entre Algumas Outras Tecnologias

O encontro, “Entre Algumas Outras Tecnologias: O desafio de reafirmar a ancestralidade para transformar a contemporaneidade rumo ao bem viver”, tem como objetivo apresentar os trabalhos e as experiências de diferentes acadêmicos, militantes e comunidades afro e indígenas que buscam integrar, valorizar e retomar os diversos olhares, práticas e conhecimentos que têm se construído no decorrer da história, sobre as tecnologias.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – PPGTE/UTFPR, com apoio do Neabi/IFPR e demais colaboradores. A professora Josiane Barbosa Gouvêa (Neabi – Campus Umuarama) fará parte da mesa redonda “A educação das Relações Étnico-Raciais: experiências da prática pedagógica no Ensino Superior”.

• Data: 06 a 09 de novembro de 2019.
  • Local: UTFPR e locais conforme a programação.
  • Confira como participar e a programação completa no site do evento.

Seminário do ErêYá

O “Seminário do ErêYá – Desafios e perspectivas para uma educação antirracista” é proposto e organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ErêYá), sendo parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação – UFPR.

Seu objetivo é promover reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais relacionadas à infância, mulheres negras, formação de professores, políticas públicas, mídias, arte e literatura de temática africana e afro-brasileira. É um evento voltado à participação de professores da educação básica e superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e comunidade em geral. O evento conta com o apoio do Neabi/IFPR.

• Data: 27 e 28 de novembro de 2019.
  • Local: UFPR – Campus Rebouças.
  • Como participar?

1) Ouvinte.
2) Apresentação de Trabalho (enviar resumo de pesquisa ou de relato de experiência até o dia 10 de novembro de 2019, conforme o Grupo de Trabalho).