Nasa International Space Apps Challenge 2022 será neste fim de semana – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Nasa International Space Apps Challenge 2022 será neste fim de semana

A partir das 0h deste sábado (1), mais de 400 estudantes de todo o Paraná participam do hackathon Nasa International Space Apps Challenge 2022. As equipes terão 48 horas para desenvolverem uma solução inovadora a um dos 23 desafios propostos pelos organizadores.

O hackathon Nasa International Space Apps Challenge 2022 é considerado a maior maratona de inovação do mundo e acontece simultaneamente em 163 países. No Paraná, as atividades serão híbridas, sendo que algumas equipes participam de forma virtual e outras de forma presencial, no Campus Curitiba do IFPR.

O tema deste ano será “Make Space“, em referência não apenas ao espaço sideral, mas também aos espaços que cada participante pode construir nos diversos ramos da ciência. Os desafios propostos compreendem temas como Inclusão, Inovação, Arte, Ciência e Sociedade, Hardware, Software, Viagem Espacial, Astronomia, Meio Ambiente, Matemática, Física e áreas correlatas.

As equipes têm até o fim de domingo (2) para submeter a proposta para avaliação. Durante a semana, as propostas serão analisadas e, até sábado (8), serão anunciados os vencedores locais.

O IFPR é uma das instituições que apoia a realização do evento aqui no Paraná. Nesta sexta-feira (30), às 19h, foi realizada a abertura do hackathon no Campus Curitiba. A transmissão pode ser conferida no canal Conexão IFPR.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra um grupo de oito pessoas no palco do auditório do Campus Curitiba.
Abertura do Nasa International Space Apps Challenge 2022 foi realizada nesta sexta (30), no Campus Curitiba. Mais de 400 estudantes participam do evento neste fim de semana

Palestra aborda Projeto Calisto e ciência cidadã

Como parte da programação do hackathon, será realizado neste sábado (1), às 17h, no auditório do Campus Curitiba, o bate-papo “Projeto Calisto Ciência e a relevância da ciência cidadã”, com Juliana Leonet, conhecida como “caçadora de asteroides”. A palestra é aberta à comunidade e também será transmitida pelo canal Conexão IFPR.