Modelo de educação profissionalizante é apresentado na Câmara de Vereadores – Instituto Federal do Paraná

Modelo de educação profissionalizante é apresentado na Câmara de Vereadores

A proposta de educação profissionalizante desenvolvida pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi apresentada aos vereadores de Curitiba na Tribuna Livre da Câmara Municipal na tarde de ontem, quarta-feira, dia 6. Por meio da explanação feita pelo reitor do IFPR, Alipio Leal, os integrantes do legislativo puderam conhecer detalhes sobre a criação dos Institutos e as linhas pedagógicas implementadas pela nova Instituição.

O convite para apresentação do IFPR à câmara partiu do vereador Tito Zeglin (PDT). “Para mim é uma honra poder oportunizar a divulgação do trabalho sério realizado pelo IFPR”, afirmou. Já Alipio Leal fez um breve resgate da história das Escolas Técnicas – iniciada em 1909 pelo presidente Nilo Peçanha – e ressaltou a importância do investimento na educação profissionalizante. “As indústrias trazem pessoal de fora para atender a demanda. Não se faz mais progresso só com bacharéis”, destacou.

Em sua fala, o reitor contextualizou sobre a criação do IFPR e expôs aos vereadores a situação do Campus Curitiba, que aguarda a doação de um terreno a ser repassado pela prefeitura da cidade. O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), e os vereadores Serginho do Posto (PSDB) e Pedro Paulo (PT) elogiaram os trabalho do Instituto e se comprometeram em contribuir para agilizar o processo de doação do terreno para a construção do Campus Curitiba.

Após a fala do reitor um representante de cada partido pode tirar dúvidas e fazer suas considerações. Os vereadores foram unânimes em apoiar integralmente o projeto e colocaram a casa à disposição do Instituto. Participaram do evento o Pró-Reitor de Relações Institucionais e Inovação, Marco Aurélio Visintin, e o Diretor de Relações Comunitárias, Nilton Brandão.