Modalidade de EaD no IFPR recebe Conceito 4 na avaliação do MEC – Instituto Federal do Paraná

Modalidade de EaD no IFPR recebe Conceito 4 na avaliação do MEC

A avaliação da modalidade de Educação a Distância ofertada pelo IFPR foi realizada no mês de agosto de 2022, em visita da comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). A partir deste processo, o IFPR obteve o conceito 4 para a modalidade de EaD, que representa um grande reconhecimento para a Educação a Distância na instituição.

Do que se trata?

Todas as instituições de ensino que ofertam cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD), seja de forma parcial ou totalmente a distância, devem ser credenciados pelo MEC para a modalidade, a fim de garantir seu compromisso com o princípio constitucional da garantia de qualidade na educação. Após o credenciamento, de acordo com a legislação pertinente, as instituições passam periodicamente pelo processo de recredenciamento, necessário para que possam dar continuidade ao trabalho nessa modalidade.

Para esses processos de avaliação institucional, o INEP possui um instrumento de avaliação específico para a EaD, que contempla a análise de 10 dimensões: a missão e o plano de desenvolvimento institucional – PDI; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes; a sustentabilidade financeira. Essas dimensões são agrupadas em cinco eixos, para os quais são determinados indicadores e critérios para sua análise e verificação.

Após a análise, a comissão de avaliadores elabora um relatório, do qual resulta um conceito em uma escala de 1 a 5. A diferença entre essa avaliação e aquelas realizadas para cada curso, é que este é um processo que diz respeito a todo o IFPR, que já obteve o credenciamento e periodicamente necessita ser recredenciado para que possa ofertar cursos na modalidade a distância.

O Recredenciamento de 2022

O processo para o recredenciamento foi organizado pela equipe da Direção de Desenvolvimento de Educação a Distância – DDEaD/Proens, e pelo Pesquisador Institucional. Durante três dias, no mês de agosto, a comissão de avaliadores do MEC/Inep fez a visita in loco no IFPR, quando reuniu-se com as equipes do IFPR e realizou as análises de documentos, da infraestrutura física e virtual, das políticas, das ações e da gestão institucional, bem como, foram realizadas reuniões com as equipes de gestão, de docentes e de técnicos do IFPR, a fim de subsidiar suas análises e o relatório final da avaliação.

A partir do resultado obtido, o IFPR está recredenciado para dar continuidade à oferta de cursos na modalidade a distância, e também reafirma seu compromisso com a qualidade na educação.

Com informações da Direção de Desenvolvimento de Educação a Distância (DDEaD/Proens).