MEC realiza desbloqueio de 18% de recursos de custeio do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Nota Oficial

MEC realiza desbloqueio de 18% de recursos de custeio do IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebeu, no dia 30 de setembro, 18% dos recursos que estavam retidos pelo Ministério de Educação (MEC), conforme anúncio realizado em 30 de abril de 2019.

Na ocasião, foram bloqueados 36%  do orçamento discricionário, o que significou uma redução de  R$ 20.895.166,00Ao longo dos últimos meses, diversos ajustes foram realizados com objetivo de minimizar os impactos nas atividades-fim da instituição. Dentre eles, o enxugamento de custos de funcionamento e a devolução do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI), conforme participação de cada um dos 25 campi, visando que esse valor pudesse ser utilizado para auxiliar o custeio das unidades.  Outra ação foi o cancelamento do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – SE²PIN, em que estudantes apresentam os projetos desenvolvidos nos campus do Instituto Federal no Paraná.

Com a medida do Ministério de Educação (MEC), até o momento, o governo federal liberou 80% de custeio (despesas correntes) e 20% de capital (investimento) do total do orçamento 2019 destinado ao Instituto Federal do Paraná por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA). Dos valores recebidos em custeio, o IFPR priorizou o repasse total de recursos para a assistência estudantil, assegurando assim o pagamento integral das bolsas, conforme compromisso institucional estabelecido em maio de minimizar impactos aos estudantes.