Mais de 11 mil candidatos prestam Concurso Público para o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Mais de 11 mil candidatos prestam Concurso Público para o IFPR

Candidatos conferem ensalamento em Curitiba

No domingo (18), foram realizadas as provas objetivas do Concurso Público do IFPR. Esta foi a primeira etapa do concurso, que seleciona candidatos para 133 vagas de docentes, docentes da educação especial e técnicos-administrativos em Educação. Para os dois primeiros cargos, serão realizadas ainda provas práticas para docentes e técnicos em laboratório e de títulos, para os cargos de docente.

As provas foram aplicadas em seis municípios do Paraná: Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Palmas e Paranavaí. O índice de abstenção ficou em torno dos 26%, considerado normal.

“O concurso do IFPR é o maior em número de vagas promovido por uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2019. Isso se deve ao fato de que ainda estamos usando vagas que compõem o nosso enxoval [número mínimo de vagas de docentes e técnicos-administrativos dos campi]“, afirma a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Mesquita. “As vagas vão possibilitar o início dos novos cursos que já ofertam vagas no Processo Seletivo 2019/2020 e complementar o quadro de pessoal nas unidades”, complementa.

Um dos destaques deste certame é a abertura de 22 vagas em um edital específico para os docentes da educação especial, que vão atuar nos campi promovendo a acessibilidade e a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas. “Fomos pioneiros ao lançar um edital específico para esta vaga. A função deste professor será planejar e colocar em prática estratégias para garantir permanência e o êxito desses estudantes”, afirma a pró-reitora.

A previsão da pró-reitoria é que o concurso seja homologado e os novos servidores convocados ainda em 2019.

“É importante lembrar que os candidatos classificados podem ser chamados, dentro da validade do concurso, para vagas que surgirem em outros campi. Por isso, fiquem atentos ao andamento do concurso”, enfatiza Eliane.

Gabarito provisório e interposição de recursos

Nesta segunda-feira (19), foi publicado o gabarito provisório, no site da banca organizadora das provas, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro (FAU). A interposição de recursos ao gabarito deve ser feita nos dias 20 e 21 de agosto.

No dia três de setembro será publicado o resultado preliminar das provas objetivas. O prazo recursal para este resultado será nos dias 4 e 5 de setembro. O resultado final das provas objetivas será publicado no dia 09 de setembro.

As bancas para os cargos de docentes e técnicos de laboratório serão realizadas após a divulgação do resultado final das provas objetivas.

Todas as informações sobre o Concurso Público do IFPR serão publicadas nas páginas: