Lançada consulta interna sobre o Programa Cultura Corporal do IFPR (PROCCORP) – Instituto Federal do Paraná

Cultura Corporal

Lançada consulta interna sobre o Programa Cultura Corporal do IFPR (PROCCORP)

A imagem contém este texto: "Programa Cultura Corporal do IFPR (PROCCORP) Consulta Interna".
Participe da consulta! Contribuições serão recebidas até 23h59 de 07/10/2021.

Está aberta até 7 de outubro a consulta interna sobre a minuta de resolução que cria e aprova a regulamentação do Programa Cultura Corporal do IFPR (PROCCORP).

Estudantes, professores e técnicos administrativos em Educação do Instituto podem enviar suas contribuições sobre o Programa por meio deste formulário.

De acordo com a minuta, o PROCCORP consiste em oportunizar aos estudantes acesso e inclusão em atividades físicas, “considerando todos os elementos que constituem a cultura corporal, nas mais diversas modalidades, de modo a contribuir para sua permanência, melhoria do desempenho e êxito escolar e acadêmico”.

O documento entende por cultura corporal os “conhecimentos e representações relacionadas às diversas práticas corporais, historicamente construídas e transformadas, desenvolvidas a partir de jogos, dança, esporte, lutas e ginástica”.

Nesse sentido, estão entre os objetivos do PROCCORP a contribuição para a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos estudantes; o fomento da Política de Assistência Estudantil e a promoção da equidade de oportunidade no desenvolvimento das atividades físicas para todos os estudantes do IFPR.

Contexto

O formulário da consulta interna traz um breve histórico dos acontecimentos que, agora, culminam na sugestão de criação do PROCCORP.

Essa construção teve início em 2017, a partir do diálogo entre servidores e estudantes do Instituto que perceberam a necessidade de construir soluções às questões relacionadas ao Esporte e à Educação Física, incluindo, por exemplo, aspectos relacionados às diferentes necessidades de inclusão.

Com esse intuito, foi criado um grupo de trabalho para discutir a reestruturação da Instrução Interna de Procedimentos (IIP) do Programa Estudante Atleta, renomeado como Programa Cultura Corporal (PROCCORP).

Agora, por meio desta consulta interna, o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho é apresentado e submetido à avaliação da comunidade do Instituto.

Participe da consulta!