Jovens talentos do IFPR são premiados na 8ª FIciencias – Instituto Federal do Paraná

Evento externo

Jovens talentos do IFPR são premiados na 8ª FIciencias

Grupo de pessoas agachadas com outras em pé ao fundo mostrando uma bandeira com o símbolo do Instituto Federal do Paraná
Delegação do IFPR presente na 8ª FIciencias

Foram realizados, no dia 09 de novembro, a cerimônia de premiação e o encerramento da 8ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias). Ao todo, o IFPR levou 12 prêmios, sendo quatro passaportes para eventos, cinco segundos lugares, dois primeiros lugares em diferentes categorias e o primeiro lugar geral. O evento teve início no dia 05 de novembro, e foi realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Confira a premiação

O projeto “Desenvolvimento de um microscópio alternativo fabricado em impressora 3D”, do Campus Paranaguá, levou o troféu de melhor projeto da Ficiencias 2019. O projeto também foi premiado na categoria “Criatividade e Inovação”.

O trabalho, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, Davi da Silva, Eduarda Mendes e Giovana Pereira, com orientação de Rafael Kawano e Fernanda Sezerino, consiste no desenvolvimento de uma modelagem plástica impressa em 3D, com uma lente de aumento acoplada, e um formato ideal para se encaixar em smartphones.

“Esse prêmio é resultado da ótima orientação que recebemos dos nossos professores, da nossa união como equipe e do apoio dado pelo IFPR. Agora temos mais estímulos para seguir avançando em nossas atividades e beneficiar mais pessoas”, ressalta a estudante Giovana Pereira”.

Numa atitude inédita, a organização do evento resolveu dar dois primeiros lugares, contemplando também o projeto “Masteca: uma nova forma de pensar através da inteligência artificial e a educação 4.0 dentro da geometria aplicada à inclusão – fase 2”, do Sesi Curitiba.

Na categoria “Engenharias”, o projeto “A Utilização do IFAgroTech na prática da aprendizagem transformadora”, do Campus Capanema, conquistou o 1º lugar. O projeto foi desenvolvido pelo estudante André Dengo e orientado pelos professores Cleber Serafin e Kellerman Godarth.

Na categoria “Ciências Exatas e da Terra”, o 2º lugar ficou com o Campus Jacarezinho, com o projeto “Sistema para auxílio às sessões de fisioterapia”, orientado pelo professor Héber Morais e desenvolvido pelo aluno André Giron .

Na categoria “Ciências Humanas”, a terceira colocação foi para o projeto “Estereótipos e percepções da juventude sobre o Feminismo Instituição de Ensino”, do Campus Campo Largo. O trabalho foi orientado por Fábio da Cruz e desenvolvido pela aluna Nicole Cünegunde. O trabalho também foi premiado com o “Passaporte Milset”, evento científico que ocorrerá em Fortaleza (CE).

Também na categoria “Ciências Humanas”, a segunda colocação ficou com o Campus Londrina. O projeto “O uso de TICs na formação do técnico em Biotecnologia: reflexos e contribuições da formação docente” foi realizado pelo aluno Emmanuel Lima e orientado por Mariana Lachel.

O Campus Londrina também levou o 2º lugar na categoria “Ciências da Saúde”, com o projeto “Encontrando o foco: um perfil dos usuários de Ritalina na cidade de Londrina”, da aluna Laura Rocha, orientada pela professora Ariela Oliveira, e o 2º lugar na categoria “Ciências Biológicas”, com o trabalho “Avaliação do potencial fitorremediador da alface d’água (pistia stratiotes) na descontaminação de ambientes aquáticos poluídos por manganês”, da aluna Maria Acioli Silva, e orientado por Flavia Trzeciak.

Na área técnica “Desenvolvimento Sustentável – Perspectiva Social”, o projeto “#EscritoPorElas”, do Campus Jaguariaíva, conquistou a segunda colocação. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Izabelle Mauricio, Amanda da Silva e Ana de Souza, e orientado por Lisandra Nadai e Rodolfo Caversan.

O projeto “IF Projetos: plataforma web para divulgação dos projetos do IFPR Campus Quedas do Iguaçu e suas atividades”, desenvolvido pelo aluno Gustavo Vier e orientado pelo professor Flávio Cechim, do Campus Avançado Quedas do Iguaçu, recebeu o passaporte Febrace.

O prêmio “Passaporte ExpociteciBr” foi para o projeto “Percepções sobre gravidez na adolescência”, do Campus Campo Largo, com a aluna Laura Camilo, sob orientação de Fábio da Cruz. O projeto do Campus Londrina “Sistema para auxílio as sessões de fisioterapia”, premiado na categoria “Ciências Exatas e da Terra”, também recebeu o passaporte.

Visite o site da 8ª FIciencias.