Jovens Embaixadores Internacionais ajudam colegas a conquistarem oportunidades de formação no exterior – Instituto Federal do Paraná

Internacional

O projeto Jovens Embaixadores Internacionais, uma iniciativa da Assessoria Internacional do IFPR, tem mobilizado o corpo discente para ações de internacionalização em todos os campi da instituição.

O projeto teve início em julho de 2020, e, quase um ano e meio depois, já contabiliza a divulgação de oportunidades e a participação de estudantes em diversas parcerias com empresas e instituições de ensino do exterior.

De acordo com a Assessoria de Relações Internacionais, os eventos realizados até agora somaram cerca de 3,5 mil certificados emitidos, mas, como muitas das iniciativas não dependiam da realização de inscrição para participação do discente, o número de beneficiados pelas ações de internacionalização pode ser muito maior.

Um exemplo dessas ações é o programa Seeds for the Future, uma ação da empresa de tecnologia Huawei, do qual três estudantes do Campus Londrina participaram, em setembro de 2021, apoiados pelo programa Jovens Embaixadores Internacionais.

Levando a internacionalização para os campi

Ao todo, são 52 estudantes que integram o projeto Jovens Embaixadores Internacionais. Eles estão presentes em todos os campi do IFPR e são responsáveis por divulgar as vagas disponíveis entre seus pares, tirar dúvidas sobre as oportunidades abertas, participar de lives e produzir os jornais semanais de bolsas de estudos internacionais. Também orientam sobre os principais documentos necessários para concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino estrangeira, como as cartas de apresentação, carta de recomendação e atividades extracurriculares.

As oportunidades disponibilizadas até agora vão desde cursos gratuitos, palestras e mentorias, até intercâmbios, bolsas de estudos internacionais e oportunidades de estágio no exterior.

De acordo com os coordenadores do projeto, o sucesso se deve ao trabalho desenvolvido com apoio dos servidores Representantes de Assuntos Internacionais nos campi e ao engajamento dos alunos. “Tudo isso só é possível com a colaboração de servidores, docentes e discentes. Já são centenas de alunos beneficiados com as oportunidades e o projeto só avança. É o IFPR proporcionando internacionalização aos seus discentes e egressos, e preparando cidadãos para o mundo”, avalia Conrado Fonseca Lara, coordenador discente do projeto.

Além do corpo discente que é atendido pelo projeto, o esforço dos Jovens Embaixadores também é valorizado pela gestão da instituição.

“Internacionalizar os alunos amplia os horizontes e traz muitos benefícios na formação educacional”, afirma o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

Uma forma de acompanhar as ações do projeto Jovens Embaixadores Internacionais é acompanhar o canal Bolsas de Estudos e Cursos Internacionais, no Youtube.

Ultrapassando fronteiras com a ajuda da tecnologia

O projeto Jovens Embaixadores Internacionais surgiu em um dos momentos mais delicados da História recente, em que a comunidade global se viu diante de uma pandemia que fechou fronteiras e limitou a circulação de pessoas em todo o mundo.

Mesmo assim, 11 estudantes foram enviados a Portugal, para estudar em instituições parceiras.

Para quem ainda não conseguiu a tão sonhada oportunidade de estudar no exterior, a tecnologia representa uma importante aliada que permite se aproximar das instituições estrangeiras e aproveitar ações como cursos e palestras.

“As Relações Internacionais do IFPR tiveram um grande avanço nas tratativas com alguns países, aproveitando as reuniões on-line. Desde março de 2020, foram consolidadas várias ações com outros países aproveitando as tecnologias na pandemia”, explica o diretor executivo do IFPR, professor Nelson de Castro Neto. Segundo ele, as oportunidades serão multiplicadas em 2022 com o avanço da vacinação do Covid e abertura das fronteiras.