Instrução Normativa regulamenta a implementação da Curricularização da Extensão no IFPR – Instituto Federal do Paraná

extensão

O Instituto Federal do Paraná publicou Instrução Normativa que regulamenta a implementação da Curricularização da Extensão. Após amplo trabalho da Comissão de Curricularização da Extensão (CCE), com ações de formação e sensibilização, além de dupla consulta pública ao documento, no período de 2020/2021, o documento foi publicado. A IN entra em vigor a partir de 01 de agosto de 2021.

A Curricularização da Extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Também pode ser chamada de integralização da Extensão. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.

A Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, as quais regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para estes cursos. Este documento prevê a obrigatoriedade de no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

A CCE é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens).

Acesse mais informações na página da CCE.