Câmara do Comércio do Japão faz visita à reitoria – Instituto Federal do Paraná

Câmara do Comércio do Japão faz visita à reitoria

Integrantes da “Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná” estiveram em visita à reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na última quinta-feira, dia 16. Na pauta, discussão de parcerias entre as entidades e proposta de bolsas para estudantes brasileiros que queiram fazer cursos de curta duração no Japão.

Para o reitor do IFPR, Alipio Leal, o intercâmbio de idéias é importante uma vez que o Japão tem uma rica experiência com suas escolas técnicas. “O Japão tem um histórico com formação profissional. As escolas técnicas de lá são numerosas e representativas. Por isso, o Instituto Federal tem muito a aprender com os modelos aplicados lá”, afirma.

A ideia é também mobilizar empresários das áreas de ciência e tecnologia para desenvolvimento de projetos tripartides, ou seja, governo, instituição de ensino e iniciativa privada.

Além da Câmara do Comércio do Japão, participaram do encontro o reitor do Instituto, Alipio Leal, o pró-reitor de relações institucionais e inovação, Marco Aurélio Visintin, o coordenador de Educação a Distância (EAD), José Carlos Ciccarino e o pró-reitor de administração e infra-estrutura, Paulo Yamamoto. Ao término, houve a discussão de um novo encontro em Foz do Iguaçu para articulação sobre os cursos.

Visita Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão Paraná, no último dia 16.

Parcerias objetivam criação de cursos para estudantes brasileiros no Japão