Espaço Aluno IFPR

Neste espaço, você aluno IFPR poderá encontrar documentos e informações importantes para o dia a dia dentro da instituição.

No menu da barra lateral, tem mais informações por tópicos.

 

DÚVIDAS COM O CURSO? A QUEM RECORRER?

Durante o curso, você poderá ter muitas dúvidas sobre o que é possível ou não fazer. A maioria delas pode ser respondida pela Coordenação de Curso e pela Secretaria Acadêmica do Câmpus (SECAC).

 

.

COORDENAÇÃO DE CURSO 

Cada curso técnico e de graduação do IFPR tem um Coordenador de Curso. Ele é responsável pelo acompanhamento administrativo e pedagógico do curso cumprindo o estabelecido no Projeto Pedagógico de Curso e também é responsável por acompanhar você em seu desenvolvimento durante o seu curso.

 

.

SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS – SECAC

A Secretaria Acadêmica do campus é o órgão vinculado a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão e é responsável pelos processos de Registro e Acompanhamento Acadêmico discente dentro do campus. É na Secretaria Acadêmica que você pode buscar informação sobre o curso, emissão de documentação e fazer solicitação de outros serviços acadêmicos. A Secretaria Acadêmica tem um Secretário que responde pelo setor.

.

REGRAS ACADÊMICAS

REGISTRO ACADÊMICO

Registro Acadêmico é o ato formal que vincula o estudante á Instituição após a entrega dos documentos exigidos pelo edital do processo seletivo. Todo aluno recebe, ao ingressar em um curso regular do IFPR, um número de identificação na Instituição, chamado Registro Acadêmico.

 

.

MATRÍCULA

A cada período letivo, você (ou seu representante legal, caso tenha menos de 18 anos) deverá se matricular nos componentes curriculares para o próximo período em data definida pelo seu Câmpus.

Atenção! Não perca o prazo para matrícula!!

 

Alunos que perderam o prazo por motivos justificados poderão solicitar matrícula fora do prazo. Neste caso, cabe à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus, no prazo de 03 (três) dias úteis, analisar e julgar o requerimento publicando o resultado em Edital próprio.

 

.

TRANCAMENTO DE CURSO

Se você precisar se afastar dos estudos por um tempo poderá solicitar trancamento de Curso. O trancamento é a interrupção temporária dos estudos, mantendo o vínculo do aluno com a Instituição por um prazo determinado. Terminado o prazo de trancamento, você deverá realizar sua rematrícula no período destinado em calendário acadêmico; caso não o faça, isto caracterizará Abandono de Curso.

Atenção! A possibilidade de trancamento, assim como o prazo máximo para trancamento de curso varia de acordo com a natureza e duração do curso. Você deve se informar com o Coordenador de Curso ou com a SECAC se esta opção está disponível para seu curso.

 

.

ABANDONO DE CURSO

O abandono de curso se dá quando o aluno deixa de frequentar o curso e/ou não renova matrícula. Caracterizado o abandono, o aluno terá seu registro acadêmico cancelado.

 

.

CANCELAMENTO DE REGISTRO ACADÊMICO

O Cancelamento de Registro Acadêmico é o processo voluntário ou compulsório de desligamento do aluno com o curso/Instituição. Após o processo de cancelamento concluído, o reingresso só acontece mediante novo Processo Seletivo; exceto para o caso de penalidade disciplinar.

 

.

TRANSFERÊNCIA PARA OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Caso você precise ou queira ser transferido para outra Instituição de Ensino deve fazer o requerimento junto á SECAC apresentando a Declaração de Vaga da outra Instituição e Declaração de “Nada Consta” da Biblioteca. Após o deferimento, será emitida a “Guia de Transferência” para que você inicie as aulas na outra Instituição.

 

.

DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA

Você poderá requerer a qualquer momento declaração na qual conste sua situação acadêmica. A solicitação deverá ser feita via sistema ou protocolada na SECAC.

 

.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Caso você tenha cursado componentes curriculares com aproveitamento em Instituição de Ensino credenciada, estes poderão ser reconhecidos e dispensados, desde que o conteúdo e carga horária dos componentes sejam equivalentes àqueles ministrados no IFPR, no mínimo em 75% (setenta e cinco por cento) e que o pedido esteja dentro do prazo estabelecido em Calendário Acadêmico.

Para solicitar a dispensa de componente curricular o aluno deverá anexar ao pedido o Histórico Escolar original e o programa do componente curricular. Cabe ao Coordenador do Curso dar deferimento após estudo curricular por uma banca de professores do curso.

 

 

Topo