Sobre o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Sobre o IFPR

Atualizado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Presença do IFPR no Paraná

O IFPR possui* 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência** distribuídos por todo o Paraná. A instituição é formada por 29 mil estudantes; 1430 docentes*** e 965 técnicos administrativos em Educação (TAE) e oferta 310 cursos (técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação).

O IFPR possui 20 campi, 06 campi avançados e 04 centros de referência

*Fonte: PNP 2022 – Ano Base 2021.
**Centros de referência são unidades vinculadas à Reitoria ou aos campi.
***Entre efetivos, substitutos e temporários.

Para mais estatísticas sobre o Instituto, acesse o Portal Info.

Leia Mais

•   Lei 11.892/08
•   Rede Federal
•   Ministério da Educação

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.