O que é Extensão? – Instituto Federal do Paraná

O que é Extensão?

Atualizado em

Copiado!

As atividades e/ou ações de extensão são processos educativos, culturais, políticos, sociais, inclusivos, científicos e tecnológicos que promovem, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, a interação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e a sociedade. 

 As atividades de extensão têm como objetivos:

  1. integrar o processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa) às demandas da sociedade;
  2. constituir-se como espaço para a troca de saberes, conhecimentos e experiências entre diferentes sujeitos;
  3. colaborar na formação integral do/a estudante, fazendo dele/a protagonista de sua formação técnica e cidadã;
  4. despertar nos sujeitos a consciência social, artística, cultural, ambiental e política;
  5. contribuir para o desenvolvimento regional sustentável em todas as suas dimensões;
  6. articular políticas que oportunizem o acesso à educação estabelecendo mecanismos de inclusão;
  7. combinar modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, com vistas à compreensão da complexidade social;
  8. promover a autorreflexão para revisão e melhoria das práticas formativas.

De acordo com o Art.6º da Resolução do Conselho Superior do IFPR (Consup) n.11, de 27 de março de 2018 (Retificada pela Resolução Consup n.49/2019), que aprova e institui as diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná são princípios norteadores das atividades de extensão do IFPR:

  1. impacto e transformação social: a ciência, a arte e a tecnologia devem alicerçar-se nas prioridades do local, do regional, do nacional e do internacional; a instituição não é detentora do saber que vai ser oferecido à sociedade, mas participante desta, e, portanto, atenta aos seus problemas e apelos; a prestação de serviços deve ser encarada como trabalho social, produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do Ensino, Pesquisa e Extensão que visem à transformação social;
  2. contribuição à superação das desigualdades sociais e à responsabilidade socioambiental: a extensão deve priorizar ações que visem à superação da desigualdade e da exclusão social, e que enfoquem o respeito às diferenças culturais, religiosas, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, assim como o respeito ao meio ambiente;
  3. socialização do conhecimento: a instituição deve atuar na efetiva difusão e democratização dos saberes nela produzidos, de tal forma que as populações que se tornaram objeto da pesquisa acadêmica possam também ser consideradas sujeitos com pleno direito de acesso às informações resultantes dessas pesquisas; a extensão deve atuar para o fortalecimento da educação básica e superior por meio de contribuições técnico-científicas e colaboração na construção e difusão de saberes.

As atividades de extensão do IFPR são de caráter multidisciplinar e seguem as diretrizes estabelecidas pelo Fórum de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext) e pelo Fórum dos Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

A Extensão no IFPR é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), por meio da Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext).

Indissociável ao ensino e à pesquisa, as atividades de extensão são essenciais para a formação integral dos estudantes. Portanto, para se caracterizar como uma atividade de extensão são necessários o envolvimento da comunidade externa e o protagonismo estudantil na execução das ações. 

As ações de extensão são definidas como: Programa, Projeto, Curso, Evento, Publicações e/ou Prestação de Serviços.

Vale destacar que as ações de extensão desenvolvidas no IFPR atendem ao previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (PDI 2019-2023), em especial a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PDI traz ainda indicadores da Extensão, cujo objetivo é fornecer um conjunto amplo de dados de referência para avaliação e gestão da extensão. 

Quer conhecer um pouco mais sobre a Extensão no IFPR?

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.