Inscrições para intercâmbio no Japão são prorrogadas – Instituto Federal do Paraná

Inscrições para intercâmbio no Japão são prorrogadas

As inscrições de estudantes do IFPR para o Sakura Science High School Program, que levará dez estudantes brasileiros de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de sete dias no Japão, foram prorrogadas até o dia 29 de agosto.

A prorrogação de inscrições diz respeito à seleção interna, que visa escolher o estudante que será indicado pelo IFPR para concorrer a uma das dez vagas com outros estudantes brasileiros das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

De acordo com a chamada interna, os estudantes devem estar no penúltimo e no último semestre do curso técnico integrado. É necessário no mínimo 16 anos, comprovar rendimento de 80% nas disciplinas cursadas (média global), possuir certificação de proficiência em inglês (nível mínimo B1) e não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente.

Novo cronograma

Com a prorrogação do prazo de inscrições, há um novo cronograma para a seleção interna. No dia 31 de agosto, serão divulgados os estudantes selecionados para a entrevista em inglês, que será realizada no dia 02 de setembro.

A indicação do estudante pelo IFPR ao Conif deve ser feita até o dia 04 de setembro.

Todas as informações e documentos sobre a chamada interna serão publicadas na página Internacional, no site do IFPR. Dúvidas podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Relações Internacionais do IFPR pelo e-mail internacional@ifpr.edu.br.

Sobre o programa

O Sakura Science High School Program é uma iniciativa é do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do programa é promover intercâmbio na área de ciência e tecnologia avançada por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades japoneses, participação em aulas especiais com ganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Serão selecionados dois estudantes de cada região brasileira ligados à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Cada instituição que compõem a rede – entre elas os Institutos Federais – poderão indicar um estudante, que concorrerá a bolsa na etapa nacional da seleção. As regras para participar constam no Edital Conif/AI nº 1/2019.

O programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.