Patentes – Instituto Federal do Paraná

Patentes

Atualizado em

Copiado!

O que são patentes?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade. Ela é outorgada pelo Estado aos inventores ou a outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação.

Com este direito o detentor da patente pode impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado.

Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Solicitação de Depósito de Patentes

Para solicitar um depósito de patentes por meio da AGIF leia o Fluxo para pedido de proteção de Propriedade Intelectual e acesse os formulários para preenchimento.

Obs: Dentro do Roteiro para Pedido de Patentes você encontrará o modelo de diversos documentos que deverão ser providenciados. Copie e preencha com os dados e envie na forma de anexos, conforme o Fluxo para pedido de Proteção de Propriedade Intelectual no IFPR.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.