Iniciada construção do Campus Foz do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

Iniciada construção do Campus Foz do Iguaçu

Após receber autorização do diretor-presidente de Itaipu, Jorge Samek, para ocupar o antigo Floresta Clube, as obras do Instituto Federal do Paraná começaram imediatamente.  O novo campus terá um bloco com 14 salas de aula e 12 laboratórios no terreno em que havia o campo de futebol. “Por ser em local de melhor acesso aos estudantes trabalhadores, e por contar com uma infra-estrutura instalada, optamos por devolver o outro terreno para a prefeitura e implantar o câmpus neste novo local. Houve entendimento com a Itaipu para que nos doasse este espaço a fim de adiantar a implantação definitiva do Instituto” informa Irineu Colombo, diretor do Campus.

O campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná funciona atualmente nas instalações do PTI e oferece o curso superior em Gestão Pública e o curso técnico em Aqüicultura. “Com a autorização para ocupar o espaço do antigo Floresta, nos próximos dias iniciaremos também as reformas no clube, na parte inferior do salão, para receber os 143 alunos que serão transferidos do PTI para cá, provavelmente em setembro deste ano”, completa Colombo.

Cursos que o Instituto oferecerá no Campus de Foz
Em Foz do Iguaçu, 47% dos adolescentes de 16 a 17 anos estão fora da escola. O índice é de 76% para os que possuem entre 18 e 24 anos de idade, constituindo estas faixas etárias o alvo de atendimento preferencial do campus Foz do Iguaçu, segundo o Professor Colombo.
Destes jovens, 24% são de outros estados do Brasil, o que justifica ainda mais o empreendimento federal no município. 45% dos jovens de Foz são trabalhadores informais, a maioria na construção civil. Por isso a partir de 2010 o Instituto oferecerá o Curso Técnico em Edificações.

Os demais cursos que serão ofertados estão em sintonia com a demanda já identificada. Entre eles estão Técnico em Aquicultura, Técnico em Informática e Técnico em Cozinha. Para enfrentar o déficit de professores para a Educação Básica na região Oeste o Instituto Federal ofertará Licenciatura em Física, Licenciatura em Informática e Licenciatura em Educação Artística e Arte Computacional. Mais tarde haverá oferta também de cursos de Tecnologias e Engenharias, em áreas a ser definida.

Inscrições abertas para Técnico em Aquicultura
O Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná está com inscrições abertas para o curso Técnico em Aquicultura até o dia 19 de julho. Os interessados deverão fazer a inscrição pela internet (www.ifpr.edu.br) ou ir diretamente à secretaria do curso que fica no PTI (Itaipu, na Av. Presidente Tancredo Neves, 6731, Bloco 6 – Espaço 4 – Sala 1, Foz do Iguaçu, das 8h às 12h e das 14h às 20h).
O Instituto Federal é uma autarquia do governo federal e seus cursos são gratuitos. Haverá uma seleção para quem já tem o Ensino Médio e outra para a turma que possui somente o primeiro ano do Ensino Médio concluído. A seleção não terá prova ou teste, terá prioridade à combinação: mais tempo fora da escola e a maior idade.

O Técnico em Aquicultura atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Realiza a preparação, oferta e ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade. Beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos.

Veja Mais
Bom dia Paraná – 10/07/2009