IFPR tem projeto aprovado em edital do Conif – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

IFPR tem projeto aprovado em edital do Conif

Publicado em

Copiado!

Um projeto desenvolvido no IFPR foi aprovado em edital do Conif para enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desenvolvido com a participação de pesquisadores de outras instituições, a iniciativa, que tem o objetivo de agilizar o diagnóstico da doença, receberá R$ 500 mil para o seu desenvolvimento.

O resultado do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)foi divulgado nesta sexta-feira (15). Confira!

Ao todo, foram selecionadas 48 propostas de instituições da Rede Federal. A do IFPR ficou na sétima colocação.

Biomarcadores na saliva

O projeto se chama “Identificação de biomarcadores na saliva de pacientes com Covid-19 para uso em triagem: um estudo clínico laboratorial baseado em inteligência artificial”. O coordenador é o professor Marcelo Poleti, do Campus Londrina, em associação com pesquisadores da USP/Bauru, UTFPR/Londrina, Iscal/Santa Casa de Londrina, Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Unopar/Londrina.

O projeto trata de um estudo clínico e laboratorial com uso de inteligência artificial para identificar possíveis biomarcadores na saliva, podendo ser desenvolvida uma ferramenta de triagem para Covid-19 de baixo custo para utilização no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto prevê testes em amostras de saliva e sangue em períodos diferentes de evolução clínica da doença. Os biomarcadores poderão identificar casos mais prováveis da doença, como alternativa de avaliação inicial (triagem) ao teste existente, RT-PCR, que, apesar de ser padrão-ouro para o diagnóstico da doença, é de alto custo e pode demorar alguns dias para o resultado.

Recursos

Os projetos de pesquisa e/ou extensão inovadores selecionados pelo Conif receberão recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 6 milhões para as iniciativas.

O edital foi direcionado a todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e teve como escopo fomentar iniciativas voltadas ao combate da pandemia de Covid-19.

Equipe

A equipe técnica, coordenada pelo professor Poleti, conta com servidores do IFPR (Augusto Luengo Pereira Nunes; Berenice Tomoko Tatibana; Luciana Fernandes de Oliveira e Marcelo Estevam), além de colaboradores externos (José David Urbaez Brito, infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Ana Carolina Magalhães e Paulo Sérgio da Silva Santos, da USP; Andréa Name Colado Simão, da UEL; Luis Fernando Cabeça, da UTFPR; Karen Barros Fernandes Parron, da Iscal e Unopar; Regina Célia Poli-Frederico e Thais Maria Freire Fernandes, da Unopar).

Leia mais

Acesse o resultado final do Edital 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif.

Topo