IFPR tem cinco medalhistas e cerca de 40 menções honrosas na Obmep – Instituto Federal do Paraná

IFPR tem cinco medalhistas e cerca de 40 menções honrosas na Obmep

Cinco estudantes do IFPR conquistaram medalha de bronze na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). Os premiados são dos campi Curitiba, Barracão e Irati. O IFPR ainda conquistou cerca de 40 menções honrosas.
O resultado completo está disponível na página da Obmep 2016. (Neste link, é possível consultar a premiação por ordem alfabética e por unidade da federação).

Participação
De acordo com dados divulgados pela organização da Obmep, a competição, em sua primeira fase, contou com a participação de aproximadamente 18 milhões de candidatos de todo o Brasil.

Medalhistas do IFPR
Confira, a seguir, os nomes dos medalhistas* do IFPR e os seus respectivos campi.

Campus Curitiba
Aline Azolin Vieira de Lima – Nível 3 – Bronze
Karoline de Oliveira da Silva – Nível 3 – Bronze
Rafael Teivfik Quintas dos Santos – Nível 3 – Bronze

Campus Avançado Barracão
Natanaelli L. R. Lorenzetti – Nível 3 – Bronze

Campus Irati
Pedro Henrique Zavelinske Gumy – Nível 3 – Bronze

*O nível 3 da Obmep é destinado aos estudantes matriculados em 2016 em qualquer ano do Ensino Médio.

Matemática avançada
Medalhistas da Obmep e/ou OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) que estejam matriculados em curso de graduação podem participar do Processo de Seleção do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Segundo informações disponíveis na página do programa, o Picme oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da Obmep ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com a graduação. https://www.obmep.org.br/picme.htm Os participantes recebem bolsas do CNPq (Iniciação Científica) e/ ou da CAPES (Mestrado). Por meio desse programa, também é possível se preparar para o Mestrado em Matemática, que, inclusive, pode ser realizado simultaneamente à Graduação.

Bolsa Instituto TIM/Obmep
Medalhistas da Obmep ou da OBM que estejam ingressando em curso de graduação de universidade pública também podem participar do processo de bolsas do Instituto Tim / Obmep. Em 2017, serão concedidas 50 bolsas de manutenção de R$ 1200 para graduandos dos cursos/áreas de Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.

Com informações do Campus Curitiba

12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Premiados OBMEP 2016 – Paraná

Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME)