IFPR sedia encontro que reúne dirigentes dos IFs da Região Sul – Instituto Federal do Paraná

REDITEC SUL 2022

IFPR sedia encontro que reúne dirigentes dos IFs da Região Sul

Na abertura, Reditec Sul aborda o tema Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação

O IFPR é o anfitrião da Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul 2022).

O encontro começou nesta terça-feira (21) e segue até quinta (23).

As atividades dos dois primeiros dias são realizadas em Cascavel, no Centro de Convenções da cidade e também no Campus do IFPR.

No terceiro dia do encontro, as discussões ocorrem em Toledo, no Biopark, ocasião em que os dirigentes farão uma visita técnica ao local, que, entre outras instituições, também abriga um centro de referência do IFPR.

Reditec Sul

A Reditec Sul reúne reitores, pró-reitores, diretores gerais e diretores sistêmicos dos IFs do Paraná (IFPR), de Santa Catarina (IFSC e IFC) e do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS).

O tema desta edição é “Pluralidade dos povos na Educação Profissional”, o mesmo da edição nacional do evento, a ser realizada no final do ano em Belém (PA) com dirigentes de todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“Em Cascavel, durante três dias, discutiremos os diversos aspectos relacionados à diversidade, característica marcante das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e que também é um tema bastante caro para nós aqui do Paraná, tendo em vista que nossa formação sociocultural abrange 28 etnias”, comenta o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

“Nesse sentido, discutir esse tema também é uma forma de nos entendermos, isto é, de compreendermos a constituição da nossa identidade, avalia”

“Será uma oportunidade de celebrarmos a superação do momento difícil pelo qual todos passamos no contexto da pandemia de covid-19 e também de discutirmos questões pertinentes à Educação”, analisa o coordenador do evento, Luiz Carlos Eckstein, diretor-geral do Campus Cascavel.

Edições anteriores

Tendo o IFSC como anfitrião, a primeira edição da Reditec Sul foi em em 2018, em Lages/SC, com o tema “Impacto dos Institutos Federais no Desenvolvimento Regional: Interiorização, inclusão e transformação”. A segunda foi realizada em 2019 pelo IFFar, em Frederico Westphalen (RS), e teve como tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”.

Cobertura

Todas as informações relacionadas ao evento, incluindo fotos, vídeos e apresentações, estão disponíveis no hotsite reditecsul2022.ifpr.edu.br.

Fotos

No hotsite da Reditec Sul 2022, na página de fotos, estão sendo publicadas as melhores fotografias tiradas durante o evento. Confira!

Apresentações

No mesmo endereço, na página de arquivos, estão disponíveis para download as apresentações de slides utilizadas durante o evento.

Conexão IFPR

O Canal Conexão IFPR está publicando boletins sobre o evento. Confira:

Boletim do 1º dia (noite)

Boletim do 2º dia (manhã)