IFPR recebe primeiros certificados de registro de programas de computador emitidos pelo INPI – Instituto Federal do Paraná

inovação

IFPR recebe primeiros certificados de registro de programas de computador emitidos pelo INPI

Publicado em

Copiado!
Logomarca da Agência de Inovação do IFPR
Programas de computador desenvolvidos no IFPR recebem certificação pelo INPI

Em janeiro deste ano, o IFPR recebeu a certificação de registro por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), dos sete primeiros programas de computador desenvolvidos por docentes e discentes dos campi de Assis Chateaubriand, Ivaiporã e Londrina.

Propriedade Intelectual

Entende-se por propriedade intelectual o conjunto de direitos relativos às criações em diversas áreas, entre as quais, por exemplo, a invenção de um novo remédio, ferramenta ou alimento ou ainda o desenvolvimento de novos de programas de computadores, com aplicações específicas.

Quando da criação de um novo produto, muitas vezes por ser inovador, torna-se necessário garantir o direito de exploração da propriedade intelectual e para isso se faz o pedido de proteção em um órgão oficial especializado, que no Brasil é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Apesar de não ser obrigatório por lei, o registro de programa de computador é fundamental para comprovar a autoria de seu desenvolvimento, podendo ser útil em casos de processos relativos a concorrência desleal, cópias não autorizadas, pirataria, etc., garantindo, assim, segurança jurídica ao seu detentor para proteger o seu ativo de negócio.

Agência de Inovação do IFPR

Segundo Gutemberg Ribeiro, diretor da Agência de Inovação do IFPR (Agif), a Agif tem como uma de suas principais atribuições promover os processos de proteção da propriedade intelectual junto ao IFPR e destaca que existem ainda outros pedidos de certificação em tramitação, patentes e também da marca IFAgroTech.

“No IFPR, todo novo produto desenvolvido que se utiliza dos recursos da Instituição, sejam eles físicos, humanos, tecnológicos ou financeiros e que sejam passíveis de proteção, são de titularidade do Instituto, reconhecidos os direitos dos inventores, conforme normativas internas.

Assim, cabe a Agif o papel de assessorar nossos pesquisadores nos processos de proteção da propriedade intelectual, sendo que desde 2017 a agência tem trabalhado no aprimoramento deste processo, em particular a coordenação da Proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia,” informa Gutemberg.

Para Marcelo Estevam, pró-reitor de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação (Proeppi), os cursos técnicos e superiores na área de informática fazem parte das raízes do Instituto, sendo ofertados desde os campi mais antigos até os mais novos.

“Conseguir dominar o fluxo processual para um depósito de programa de computador é fundamental para o IFPR. Os primeiros registros concedidos pelo Inpi evidenciam o sucesso dos processos que vêm sendo desenvolvidos via Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dos campi em parceria com a Agif, fazendo-se cumprir um dos valores da Instituição conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019- 2023): Inovação.

Destacamos também o trabalho dos nossos docentes que têm estimulado e conduzido nossos estudantes ao desenvolvimento de novos produtos, o que os tornarão melhores profissionais e cidadãos, aptos a contribuírem de forma efetiva com a melhoria da qualidade de vida em sociedade, através da inovação tecnológica”, conclui o pró-reitor.

Conheça os programas de computador certificados pelo Inpi

AUTORES CAMPUS NOME DO PROGRAMA SOBRE O PROGRAMA
prof. Paulo Antônio Cypriano Pereira / prof. Gabriel Fillipe Centini Campos / Victória Cristina Gomes de Lima Londrina Histolossário Aplicativo que auxilia no aprendizado de conteúdo de Histologia na área de Biologia.
prof. Rafael Luis Bartz / prof. Olavo José Luiz Junior / Luciano Raizi / João Rodrigo Prieto / Kelli Fernanda Ferreira de Sá Assis Chateaubriand BaconWare Software de Gestão de Granjas de Suínos.
prof. Rafael Luis Bartz Assis Chateaubriand SGE-IFPR – Sistema de Gestão Educacional Sistema de Gestão Educacional com foco nas ações educacionais do IFPR.
prof. Rafael Luis Bartz / Juliane da Silva Bernardino / Kassume Elisângela de Freitas Wakimoto Luquini Assis Chateaubriand SGBAIF – Sistema de Gerenciamento de Assistência Estudantil do IFPR Software para gerenciamento de processos de Assistência Estudantil voltados para ações específicas do IFPR.
prof. Rafael Luiz Bartz / Isabelli Edina Lima Sonda / Natássia Jersak Cosmann Assis Chateaubriand HyperLIFE Aplicativo para acompanhamento de hipertensos.
prof. José Luiz Vilas Boas / prof. Jaques Duílio Brancher Ivaiporã Gamapi – Uma API de Gamificação para Ambientes Virtuais de Treinamento Software para gamificação de atividades educacionais levando os alunos a um processo de aprendizagem mais motivador.
prof. Andreia Carniello/ prof. Adriana Carniello / Walacy da Silva Campos Londrina Arquitetura Web para criação e Ediçao de Chatbots baseados em AIML A invenção trata de resolver problemas relacionados aos contextos em que a linguagem natural é empregada para consultar e realizar operações, como atendimentos eletrônicos, agendamento de serviços, consultas a base de informações, entre outros.

Mais Informações

Para saber mais, acesse a página da Agência de Inovação do IFPR (Agif).

Topo