IFPR recebe primeiro Certificado de Concessão de Desenho Industrial – Instituto Federal do Paraná

inovação

IFPR recebe primeiro Certificado de Concessão de Desenho Industrial

Nesta semana, o IFPR obteve seu primeiro Certificado de Concessão de Desenho Industrial junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Trata-se do Certificado nº BR 302020005836-4, que tem como título “Configuração aplicada em motor Stirling”, projeto desenvolvido pelo professor Fabiano Stingelin Cardoso, do Campus Ivaiporã.

A conquista do primeiro certificado veio por meio de esforços conjuntos da Agência de Inovação do IFPR (Agif) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Campus Ivaiporã. “Trabalhos como este evidenciam a elevada competência dos servidores do IFPR e o incansável compromisso com a pesquisa e a ciência”, afirma a Agif.

O Registro de Desenho Industrial visa proteger aspectos estéticos de produtos. Além deste tipo de pedido, a Agif regularmente realiza também os pedidos de Patente, Registro de Marca e Registro de Programas de Computadores; e futuramente realizará pedidos de Indicação Geográfica (IG).