IFPR recebe certificado de Registro de Programa de Computador voltado ao Combate da Covid-19 – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

O IFPR recebeu do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) o primeiro certificado de registro de programa de computador (RPC) direcionado exclusivamente às ações de combate à propagação da Covid-19.

Trata-se de um programa que realiza o monitoramento, captura e análise dos dados oficiais da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa/PR) referentes à doença causada pelo Sars-CoV-2, vírus que vem sendo chamado de “novo coronavírus”.

De interesse geral, o sistema tem o objetivo de informar sobre a taxa de evolução dos casos e a importância das políticas de distanciamento e isolamento social.

O programa utiliza modelos de previsão para estimar a evolução da pandemia e pode ser utilizado por profissionais de diferentes instituições em processos de tomada de decisões relacionados ao enfrentamento da doença.

Criado pelo professor Gustavo Theodoro Laskoski, do Campus Curitiba, o programa recebeu do INPI o certificado de RPC nº BR512020000793-7.

Dados sobre a Covid-19

Dados gerados pelo programa são públicos e estão disponíveis na página Monitor COVID-19, do Laboratório de Telecomunicações do Campus Curitiba do IFPR.

No site, o professor explica os diferentes modelos e traça possíveis cenários sobre a evolução e controle da Covid-19.

Agência de Inovação do IFPR (AGIF/Proeppi)