IFPR realiza seu primeiro depósito de registro de desenho industrial junto ao INPI – Instituto Federal do Paraná

inovação

Imagem mostra desenho do motor stirling desenvolvido pelo pesquisador Fabiano Stingelin Cardoso
Diferencial do projeto está nos dissipadores de calor e no microgerador conectado diretamente ao eixo do virabrequim.

A Agência de Inovação (Agif/IFPR) realizou o primeiro pedido de registro de desenho industrial do IFPR junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

O registro diz respeito ao projeto “Configuração aplicada a/em motor stirling”, de autoria do professor Fabiano Stingelin Cardoso, que atua nos cursos ligados à área de Informática do Campus Ivaiporã.

O projeto consiste em um hardware voltado ao resfriamento de servidores em datacenters refrigerados por fluído líquido.

Pedido de registro foi solicitado pela Agif/IFPR no final de setembro de 2020.

O professor explica que, com o aumento dos núcleos de processamento nos chips dos processadores nos últimos anos, o arrefecimento por ventilação (cooler) vem se tornando ineficaz, motivo pelo qual a diminuição da temperatura dos equipamentos e ambientes de datacenters por refrigeração com fluído líquido tem se tornado tendência.

Nesse sentido, o motor stirling tem dupla aplicabilidade: melhora a eficiência dos computadores e gera energia elétrica.

Levantamento da Consultoria Gartner Group, realizado em 2017, demonstrou que 1% de toda a energia gerada no planeta é absorvida pelos grandes datacenters. Metade dessa energia é consumida pelo funcionamento dos servidores e a outra metade pelos sistemas de ar-condicionado que regulam a temperatura das salas onde ficam esses computadores.

Ideia do projeto é aumentar eficiência do arrefecimento de datacenters, além de gerar energia elétrica a partir do calor dissipado pelo hardware desses ambientes.

“Visto que o motor stirling é um mecanismo que aproveita uma fonte de calor e a transforma em força motriz, a pesquisa é aplicada para o aproveitamento do calor de milhares de unidades de processamento de dados presentes nesses datacenters; isso diminui a necessidade de resfriamento desses ambientes e, através de microgeradores de energia acoplados aos motores stirling, transforma a força motriz em cogeração elétrica”, explica o pesquisador.

O projeto conta com a discretização das equações que regem os fenômenos de transferência e também possui o protótipo do modelo tridimensional. “O próximo passo consiste na aplicação de malhas no modelo 3D para a realização da simulação computacional CFD (Computational Fluid Dynamics) ”, conta o pesquisador.

A expectativa é a de que, com os dados validados, sejam obtidos investimentos para transformar o protótipo em um produto de cogeração de energia elétrica para ambientes de datacenters refrigerados com fluído líquido.

Nesse sentido, o registro desse desenho é fundamental, pois não foram encontrados outros registros de produtos ou projetos com essa finalidade.

Agif

No IFPR, a Agif, vinculada à Proeppi, é o órgão responsável pelos depósitos dos pedidos de patentes; de desenho industrial; de registros de marca e também de programas de computadores. Em breve, a agência também passará a realizar registros de indicação geográfica.