IFPR realiza a entrega dos primeiros diplomas do Mestrado ProfEPT – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza a entrega dos primeiros diplomas do Mestrado ProfEPT

Sala de aula com pessoas em pé em frente a uma tela de projeção. No primeiro plano há mesas e pessoas abaixadas.
Concluintes do mestrado acompanhados dos alunos em curso

No dia 28 de maio, na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná, foi realizada a entrega dos quatro primeiros diplomas de conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) expedidos pelo IFPR.

Os diplomas são das primeiras defesas de mestrado do IFPR, ocorridas entre dezembro de 2018 e abril de 2019, que são também as primeiras defesas de todo o mestrado ProfEPT nacional, que conta com 18 instituições associadas. Até a data de hoje, já ocorreram 14 defesas do ProfEPT no Brasil, sendo que destas, 10 foram no Instituto.

A primeira aluna a defender sua tese foi Marta Gisele Fagundes Dutra. Com a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, defendeu, no dia 07 de dezembro de 2018, a dissertação “A reforma do Ensino Médio e o Direito à Educação: uma abordagem jurídica e contextualizada da lei 13.415 de 2017”, e seu produto educacional foi “Diálogo em Síntese”.

Em seguida, Jacir Mario Tedesco, com a linha de pesquisa “Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”, defendeu, no dia 20 de dezembro de 2018, a dissertação “Da participação em programas de iniciação científica ao mundo do trabalho: um estudo de caso com egressos ex-bolsistas dos cursos técnicos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Curitiba”, e seu  produto educacional foi “Projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio – Sua participação é importante”.

Andressa Torinelli, com a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, defendeu, no dia 26 de março de 2019, a dissertação “Conhecendo os Princípios e Concepções dos Institutos Federais: a História em Quadrinhos como instrumento”, e seu produto educacional foi “Princípios e Concepções da Educação Profissional e Tecnológica: História em Quadrinhos”.

Flávia Heloísa da Silva, com a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, defendeu, em 15 de abril de 2019, a dissertação “Corrida de Orientação: estratégia pedagógica para Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica”, e seu produto educacional foi “Proposta de Ensino: sequência didática para corrida de orientação”.

Para concluir o programa, os alunos tiveram de defender suas dissertações e produtos educacionais, cumprir no mínimo 32 créditos, participar de dois eventos técnico-científicos de caráter regional ou mais, submeter um artigo para um revista científica, depositar versão digital de sua dissertação final na biblioteca do Campus Curitiba, versão digital na Plataforma Sucupira e versão digital do seu produto educacional na Plataforma EduCapes.