IFPR promove Encontro de coordenadores de cursos tecnológicos e bacharelados – Instituto Federal do Paraná

IFPR promove Encontro de coordenadores de cursos tecnológicos e bacharelados

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2018, o Instituto Federal do Paraná realiza o Encontro de coordenadores de cursos tecnológicos e bacharelados. O objetivo do evento, além da capacitação, é apresentar melhorias nas normatizações e instrumentos atuais adotados.

Por meio da programação, os coordenadores dos cursos superiores nas modalidades Tecnólogos e Bacharelados, poderão debater temas contemporâneos, atuar em grupos de trabalho e discutir os impactos das temáticas que envolvem a educação superior no âmbito do IFPR.

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) promoveu, este ano, eventos de formação envolvendo as equipes pedagógicas, bibliotecárias, professores dos cursos de Licenciaturas entre outros, com o propósito de construir de forma conjunta as diretrizes e ações que permitam um alinhamento estratégico no âmbito do IFPR.

A abertura contou com a participação do reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta e do pró-reitor de ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães. A coordenação do evento cabe a Paulo Medeiros, diretor de ensino superior. O início do encontro foi a palestra “Cursos Tecnológicos e Bacharelados na Rede Federal: identidade, contextos e desafios contemporâneos”, ministrada pelo professor Paulo Roberto Wollinger, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Zanatta destacou a importância das formações de cunho pedagógico, de construção coletiva e de alinhamento estratégico que estão sendo promovidas pela Proens, considerando os dez anos do IFPR, o momento de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e a necessidade permanente de fortalecimento da identidade institucional do IFPR e da Rede Federal. Também mencionou a utilidade de comprometimento dos coordenadores com a interlocução com a sociedade, aproximando as proposições do curso com as demandas do mundo do trabalho.