IFPR prevê incremento na oferta de bolsas estudantis em 2019 – Instituto Federal do Paraná

IFPR prevê incremento na oferta de bolsas estudantis em 2019

Foi aprovada por unanimidade, em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada no início de junho, a revisão da matriz orçamentária com a previsão de investimentos para o ano de 2019, incrementando recursos para os dois principais eventos institucionais do Instituto Federal do Paraná, os Jogos (JIFs) e o Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Se²pin) e, principalmente, a oferta de bolsas estudantis em 2019.

A partir do ano que vem, as despesas com o custeio dos dois eventos serão custeadas integralmente com recursos do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI). “Até o ano de 2018, o IFPR reservava parte dos valores necessários para estes eventos, o restante dos recursos necessários era custeado com as Ações de Assistência Estudantil (AE) e Pesquisa, Extensão e Inovação (PEI)”, explica Paulo Yamamoto, pró-reitor de Planejamento (Proplan). É esta alteração que impacta diretamente em maior oferta de bolsas aos estudantes, uma solicitação frequente nas audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Institucional realizadas nas 25 cidades, no primeiro semestre deste ano. “Com o custeio dos eventos a ser realizado com o FDI em 2019, os recursos das ações especiais (AE e PEI) serão integralmente destinados ao pagamento de bolsas, o que amplia a oferta”, explica Yamamoto.

Entenda a mudança

Anteriormente, um determinado valor das despesas centralizadas que se destinam para as ações que envolvem todo o IFPR, era disponibilizada aos Jogos e ao Se²pin – os principais eventos institucionais do IFPR. Outra parte dos recursos necessários para os eventos, provinha do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI). Agora as proporções sofreram alterações. A verba vinda dos campi aumentou de 5 para 9% (o aumento foi aprovado por unanimidade na reunião do colégio de dirigentes). Com esse aumento, a receita vinda do FDI vai direto para a Assistência Estudantil e para a Pesquisa, Extensão e Inovação, ou seja, se reverte em um maior número de bolsas aos estudantes do IFPR. O impacto será direto na manutenção dos estudantes, como uma forte ação de prevenção à evasão escolar.

“Em 2018 tínhamos R$ 250 mil do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) para os Jogos, enquanto que em 2019 teremos R$ 980 mil. Esse incremento de R$ 730 mil equivale ao atendimento de 304 estudantes com PACE, por exemplo”, comenta Amarildo Magalhães, pró-reitor de Ensino (Proens).

Para 2019, o Se²pin terá R$ 950 mil provenientes do FDI. “Estimamos um aumento de 80 bolsas, o que representa um acréscimo de 23% na oferta”, comenta Marcelo Estevam, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. “Com a mudança na matriz orçamentária para 2019, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais também recebem recursos e, desta forma, podemos fazer uma chamada para servidores de todos os campi participarem, assim como realizar a impressão de livros publicados pela editora do IFPR e garantir a plataforma Stela Experta, que tem em torno de 1000 acessos por mês e tem permitido que os servidores e estudantes conheçam as publicações e os projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação de todos os campi”, destaca Estevam.