IFPR presente no maior encontro de cultura e tradições do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Arte e Cultura

IFPR presente no maior encontro de cultura e tradições do Paraná

Publicado em

Copiado!

O IFPR esteve presente no 2º Encontro de Tradições, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro. O Encontro reuniu grupos tradicionais, artesãos e mestres da cultura popular do Paraná na Praça Floriano Peixoto, no centro histórico da cidade de Palmeira, com programação gratuita, contando com apresentações, vivências e oficinas.

Um grande palco foi montado na Praça para a interação e troca de experiências entre público, artesãos e artistas. Um dos destaques foi a Congada Ferreira da Lapa, que celebra 200 anos em 2019. Além da apresentação, uma exposição fotográfica assinada por Daniel Castellano homenageou o grupo e a cidade.

A Congada da Família Ferreira, sediada na Lapa, atualmente é a única em atividade no Estado no Paraná. É mantida com amor e dedicação pelo embaixador Ney Manoel Ferreira e por seu irmão, o Rei Miguel Ferreira, que conduzem o grupo por décadas e trabalham arduamente para dar continuidade a esta tradição no Paraná. Realizada em homenagem a São Benedito, a apresentação conta com versos, músicas, danças e uma encenação que conta a história de um mal entendido entre o Rei do Congo e o embaixador que representa a Rainha Ginga, de Angola.

Outros destaques do encontro foram os Urban Sketches, desenhistas espalhados pelo evento registrando na ponta do lápis e do pincel os melhores momentos. O baile de Fandango também foi uma atração inesquecível, juntamente com o Grupo de Fandango Mestre Eugênio de Paranaguá (formado somente de crianças). A Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel e as danças do grupo Ucraniano Spomen da cidade de Mallet também estiveram presentes no Palco do Encontro.

Também participaram os mestres Itaércio Rocha, com uma oficina de Estandartes, Leonardo da Cruz do Quilombo Paiol de Telha de Guarapuava, com oficina de Dança Afro, e o grupo indígena Guarani Ma ara jere peve teko toiko, que contou sobre as suas lutas e resistência nas terras próximas de Guaíra.

O IFPR esteve representado por cinco servidores entre eles os professores de arte Daniela Silvestrin do Campus Capanema, Katyuscia Sosnowski do campus Coronel Vivida, Maressa Macedo do campus Irati ,Rafael Michelatto do campus Telêmaco Borba e Larissa Mellinger responsável por projetos culturais no campus Curitiba.

Na praça era possível conhecer e adquirir peças de artesanato de diversas cooperativas de todo o Paraná. Entre outras, estavam presentes os Artesãos da Lapa, de Guaraqueçaba, Bordadeiras de Prudentópolis, Pêssankas de Porto União, Artesanato em Vime de Campo Largo e Associação dos Artesãos de Santo Antônio do Sudoeste além da Cooperativa de Artesãos Guaranis de Guarapuava.

Sobre o evento

A primeira edição do Encontro de Tradições aconteceu em 2017, na cidade litorânea de Antonina, reunindo grupos tradicionais e artistas de todo o estado. O baile de Fandango, e o cortejo pela cidade, danças ucranianas, indígenas e afro marcaram os três dias de festa, além da feira de artesanato e de apresentações artísticas.

O evento é organizado por Lia Marchi e L.M. Stein. A dupla tem um extenso trabalho de documentação e divulgação de tradições populares, tendo registrado ao longo de 20 anos diferentes culturas do Brasil e de Portugal, publicando livros e documentários. O evento tem apoio da Copel por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Comunicação Social e Cultura, do Governo do Estado do Paraná.

Com informações e texto do Campus Avançado Coronel Vivida.

Topo