IFPR participa de reunião que definiu o começo da imunização de profissionais das instituições de ensino superior no Paraná – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

Na segunda-feira (7) foi realizada reunião entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os reitores das universidades do Paraná. Na ocasião, com o reitor Odacir Antonio Zanatta representando o IFPR, foi definido o começo da imunização de professores e colaboradores administrativos de todas as instituições de ensino superior públicas e privadas do Paraná. Da Seti participou o superintendente Aldo Bona e da Sesa o secretário Beto Preto.

Vinte mil doses do imunizante produzido pela Pfizer/BioNTech, que chegaram no Paraná no dia 07 de junho, serão distribuídas a 64 municípios paranaenses para a vacinação ainda nesta semana. Os municípios serão responsáveis pela definição da ordem de aplicação das vacinas.

Neste momento, não estão incluídos professores e técnicos de polos de cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

“A união de pessoas comprometidas e instituições para realizar o bem à população nos enche de orgulho. A vacinação traz esperança para os dias que virão”, comentou Odacir Antonio Zanatta, reitor do IFPR.

De acordo com o Censo de Educação Superior de 2019, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Paraná tem cerca de 60 mil profissionais nas instituições de ensino superior, entre professores e trabalhadores administrativos. O Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que está em constante atualização, traz um número um pouco menor, de 54.110.

Para o superintendente Aldo Bona a vacinação da comunidade universitária tranquiliza esses profissionais. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelas universidades paranaenses, são essenciais para o desenvolvimento do Estado e para a retomada econômica no período pós-pandemia. A vacinação desse público é de fundamental importância e traz alívio para a comunidade acadêmica”, afirmou.

“Estamos felizes em começar a vacinar mais um grupo fundamental para o Estado. Ultrapassamos a marca de 4 milhões de doses aplicadas e estamos avançando dentro das nossas prioridades e na população em geral”, complementou o secretário Beto Preto.

Vacinação

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), o Paraná aplicou mais de 4 milhões de doses até a manhã desta terça-feira (8), sendo 2.793.678 referentes à primeira dose e 1.232.380 para a segunda dose. Além do grupo considerado prioritário pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que alcança quase 5 milhões de pessoas, o Estado começou a vacinar a população em geral de forma escalonada.

Com informações da Seti.