IFPR investe recursos e em boas práticas administrativas na área de TI – Instituto Federal do Paraná

IFPR investe recursos e em boas práticas administrativas na área de TI

A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação encerrou 2012 com 1,4 milhão de motivos para comemorar. Este foi o valor investido (R$ 1,4 milhão) em infraestrutura e equipamentos na área de informática no IFPR em 2012. O ponto alto foi a aquisição e instalação do novo datacenter ou centro de processamento de dados, em maio, com tecnologia de última geração, visando assegurar a integridade e disponibilidade das informações do IFPR. No local são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados da organização.  Com a crescente expansão do IFPR – a previsão é de que até 2014 sejam 28 unidades espalhadas em todo o Paraná, a implantação de um novo Sistema de Gestão Educacional e Administrativo Integrado e  a melhoria dos recursos no Ensino à Distância / EAD, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) está canalizando seus esforços para oferecer uma infraestrutura adequada para atender estas demandas.

Mas todo este investimento requer muita responsabilidade e boas práticas administrativas. Em novembro, o  Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu, pela primeira vez,  um evento sobre a atuação do controle externo na área de TI. “Os gestores de TI da esfera federal estiveram reunidos para discutir as boas práticas em contratação em soluções de Tecnologia da Informação”, explica Eduardo Takao, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação do IFPR . O evento marcou também o lançamento de um guia de boas práticas que esclarece as dúvidas em relação a contratação bens e serviços de TI. “Durante o evento discutimos que as aquisições de bens e serviços de TI se elevam de forma significativa no final do ano e que serão intensificados auditorias em órgãos que procederem aquisições ou contratações sem um planejamento adequado e alinhamento com as instruções normativas vigentes”, destaca. Por isto, a DTIC de forma pioneira está adotando todos os procedimentos indicados pelo Guia de Boas Práticas, evitando futuros transtornos para a instituição. “Outro documento essencial para que possamos investir com qualidade e responsabilidade é a Instrução Normativa nº 04, que dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) do Poder Executivo Federal”, resgata Takao.