IFPR integra comunidade eTwinning, que reúne professores e escolas de diversos países – Instituto Federal do Paraná

Internacional

Marca do eTwinning: imagem traz desenho estilizado de duas pessoas de mãos dadas, remetendo à marca da União Europeia
Primeiro projeto do IFPR no âmbito do eTwinning é da área de Saúde.

O IFPR agora faz parte da comunidade eTwinning, que congrega milhares de professores e escolas de todo o mundo.

O eTwinning é uma ação do Programa Erasmus +, da União Europeia, que tem como objetivo criar redes internacionais de trabalho colaborativo entre escolas por meio do desenvolvimento de projetos comuns com a utilização de recursos e tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Atualmente, o eTwinning conta com a participação de 870.189 professores, de 214.992 escolas, que participam de 114.738 projetos.

eTwinning no IFPR

O primeiro projeto internacional do IFPR, no âmbito do eTwinning, é do eixo profissional da Saúde e já está em andamento.

Docentes e estudantes dos campi Curitiba (Saúde Bucal, Massoterapia e Enfermagem), Palmas (Enfermagem) e Londrina (Saúde Bucal) farão intervenções conjuntas com professores e estudantes da Instituição Santa Bárbara de Málaga, na Espanha, por meio de atividades remotas.

Eles participarão do projeto intitulado “Histórias para educar para a saúde: ações interdisciplinares em intercâmbio Brasil-Espanha”.

A ideia é fazer com que os estudantes de ambos os países, juntamente com seus professores-tutores, construam roteiros de histórias para educar em saúde, baseadas nas técnicas de “storytelling”.

Esse material, que irá trabalhar o processo de saúde e doença, será criado para atingir a população de ambos os países e estará relacionado, por exemplo, à orientação de comportamentos, a adaptações de rotinas e ao desenvolvimento de habilidades junto a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como participar

Haverá seleção de estudantes interessados em participar desse projeto. Os contatos para mais informações estão listados a seguir:

Em Palmas

• Curso de Enfermagem: professora Albimara Hey (albimara.hey@ifpr.edu.br).

Em Londrina

• Curso de Saúde Bucal: professora Berenice (berenice.tatibana@ifpr.edu.br).

Em Curitiba

• Curso de Saúde Bucal: professora Maria Lúcia (maria.tozetto@ifpr.edu.br);
  • Curso de Massoterapia: professor Jaime (jaime.soares@ifpr.edu.br) e professora Maria Izabel (maria.severiano@ifpr.edu.br);
  • Curso de Enfermagem: professora Nadine (nadine.biagi@ifpr.edu.br).

Projetos internacionais via eTwinning

“A realização de projetos conjuntos tem o objetivo de melhorar a dimensão internacional dos centros de ensino técnico e superior e expandir a riqueza cultural, linguística e técnica dos professores e alunos participantes, que aprendem uns com os outros e partilham ideias e práticas”, comenta a professora Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi, do curso de Saúde Bucal do Campus Curitiba, um dos primeiros cursos do IFPR a participar de um projeto a partir das redes internacionais criadas pelo eTwinning.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Cleber Fernando Serafin, as possibilidades abertas pela adesão do IFPR ao eTwinning são diversas. “À medida que forem sendo abertos novos editais, para outras áreas do conhecimento e eixos profissionais, o Instituto tende a apresentar novas propostas, o que deve fomentar a adesão de mais docentes, cursos e projetos do Instituto a essas redes”, explica.

“Acreditamos que parcerias articuladas a partir do eTwinning, pela dinamicidade trazida pela possibilidade de articulação remota, incentiva o desenvolvimento de projetos internacionais de longo prazo, inclusive em momentos, como o que estamos vivendo devido à pandemia de Covid-19, que dificultam ou até mesmo impedem a realização de viagens internacionais”, avalia o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

Conif e eTwinning

No âmbito do eTwinning, com o objetivo de realizar projetos de cooperação, inovação e intercâmbio no campo do ensino técnico entre a Espanha e o Brasil, foi assinado um memorando de entendimento pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.

O acordo de cooperação parte do pressuposto de que existem saberes e práticas que são de interesse mútuo entre Brasil e Espanha. Nesse contexto, existe também a possibilidade de inovação conjunta, tanto no que diz respeito à formação profissional quanto à realização de pesquisas aplicadas.

De acordo com assessor técnico docente da embaixada da Espanha no Brasil, Francisco Manuel López Rodríguez, até agora, somente cinco projetos estão sendo desenvolvidos entre instituições espanholas e brasileiras no âmbito do eTwinning. Desses cinco, três são de institutos federais (incluindo o do IFPR).

Rede internacional

Fazem parte do eTwinning estados membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia. Ainda integram o grupo a antiga República Jugoslava da Macedónia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Sérvia e a Turquia. Países limítrofes da Europa, como Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Tunísia, Ucrânia, Jordânia e Líbano também participam dessa comunidade.

Outras informações sobre o eTwinning podem ser obtidas no site https://www.etwinning.net/pt/ .