IFPR inaugura quadras esportivas em Coronel Vivida e Quedas do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

IFPR inaugura quadras esportivas em Coronel Vivida e Quedas do Iguaçu

O último dia do mês de maio contou com dois eventos de inauguração de quadras poliesportivas descobertas no IFPR. A chuva atrapalhou a realização de jogos comemorativos e de atividades culturais nas quadras, mas não a alegria com a entrega das obras. Toda a comunidade acadêmica (estudantes, pais e servidores), assim como autoridades, de Coronel Vivida e Quedas do Iguaçu, comemoraram a entrega do espaço esportivo. Além de reconhecer o investimento realizado, o momento também foi de solicitação de novas obras, para ampliar a oferta de cursos do IFPR nas cidades.

Estudantes egressos  de Coronel Vivida também comemoram

Não só os alunos de Coronel Vivida comemoraram a entrega da quadra. Estudantes egressos do campus avançado também celebraram a conquista. Para Cinthia Marina Deitos, formada no curso Técnico Integrado em Administração em Coronel Vivida e, atualmente, estudante de Direito no IFPR Campus Palmas, o sentimento é de saudades.

“O IFPR me proporcionou conhecer muitas realidades diferentes. Aqui temos muito mais projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação do que em outras escolas, com isso, o IFPR muda a nossa visão de mundo”, avalia.

Cinthia conta que quando era aluna do campus, muitos colegas de outras cidades – o campus avançado de Coronel Vivida atende estudantes de residentes em pelo menos seis municípios diferentes da região – evadiram por questões relacionadas a dificuldade de transporte. “A estrutura está muito melhor agora e ainda crescendo”, comenta. A também egressa Isabella Signor, formada no curso Técnico em Administração, destaca a importância dos professores na motivação para os estudos. “Eles são um grande diferencial”.

Investimentos em Coronel Vivida asseguram ainda mais qualidade para as aulas

Em Coronel Vivida, o atual prédio em que as aulas são realizadas para atendimento de seis turmas, conta com dez ambientes, entre eles, sala adaptada como biblioteca e laboratório de informática. Além dessa edificação mais antiga, agora há a quadra – inaugurada no evento do dia 31 de maio – e, em breve, o portal de controle de acesso ao campus avançado. Os investimentos foram de R$ 195.191,95 na quadra e de R$ 201.877,08 no portal, que será finalizado até julho. Na unidade também está sendo construído um bloco didático, composto por salas de aula e três laboratórios (Física, Química e Biologia). A previsão de entrega é para o mês de outubro.

Estudantes do curso Técnico Integrado em Cooperativismo do IFPR Coronel Vivida

A disponibilização da quadra para a comunidade acadêmica de Coronel Vivida implica uma melhoria direta na qualidade das aulas de Educação Física, como ressaltam o grupo de alunas do curso técnico em Cooperativismo. Para elas, não perder tempo com o deslocamento para as aulas práticas em outros ginásios e quadras da cidade é um ganho substancial, além de mais aulas práticas da disciplina.  Se depender da dedicação da professora Vera Lúcia Albuquerque de Azambuja, o uso de infraestrutura própria do campus vai alavancar ainda mais os resultados, já bastante positivos, dos alunos do IFPR Coronel Vivida nos Jogos Escolares e internos dos Institutos Federais.

Em Quedas do Iguaçu investimento foi de mais de 180 mil reais

“Há obras em todo nos campi do IFPR em todo o Paraná”, lembrou o reitor pro tempore Odacir Antonio Zanatta. “Estas obras tem o intuito de melhorar a infraestrutura de cada um dos campus e fazer avançar, ainda mais, os projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou citando o número excepcional de 75 novos pedidos de proteção de propriedade intelectual, oriundos do trabalho de inovação e empreendedorismo desenvolvido por alunos e professores do Instituto.

Em Quedas, a quadra descoberta significou um investimento de R$ 183.276,83. A arquiteta Nara Florido, da Diretoria de Infraestrutura do IFPR, responsável pelo planejamento e fiscalização das obras, mencionou a emoção em ver as quadras e demais obras realizadas prontas para uso. “Vemos a concretização de nosso trabalho em prol dos estudantes, para uso em atividades de esporte, lazer e eventos. Sair do escritório e vir conhecer a realidade de cada um dos campi, que têm suas peculiaridades, é muito gratificante”.

Assim como em Coronel Vivida, toda a comunidade acadêmica do Campus Avançado Quedas do Iguaçu comemora.

“Sabemos a importância da construção da quadra como ninguém. Aulas e projetos serão favorecidos. Essa obra é um primeiro passo para transformar nosso campus em uma unidade independente. Pode parecer uma pequena obra, mas é um passo muito importante”, afirma Ronald Peltz, estudante e presidente do Grêmio Estudantil do campus.

Apresentação cultural em Quedas

Tanto em Coronel Vivida como em Quedas do Iguaçu, os eventos contaram com apresentações culturais dos estudantes para os prefeitos, representantes da Câmara de Vereadores e secretários que compareceram para prestigiar a inauguração.