IFPR finaliza abertura das bases de dados previstas no Plano de Dados Abertos 2020-2022 – Instituto Federal do Paraná

TRANSPARÊNCIA

IFPR finaliza abertura das bases de dados previstas no Plano de Dados Abertos 2020-2022

Publicado em

Copiado!
painel de dados abertos CGU
Todas as bases de dados do IFPR que deveriam ter sido publicadas já estão disponíveis no nosso site; informação pode ser conferida no painel de dados abertos da CGU.

O IFPR concluiu a abertura das bases de dados previstas no Plano de Dados Abertos (PDA IFPR) 2020-2022. Com isso, 100% das 41 bases de dados previstas no PDA-IFPR 2020-2022 já estão disponíveis para consulta.

Esse resultado já pode ser verificado no Painel Monitoramento de Dados Abertos, ferramenta criada pela da Controladoria Geral da União (CGU) para o acompanhamento das publicações feitas pelos diferentes órgãos e entidades do Governo Federal.

“A execução deste plano é fundamental para firmar o compromisso do IFPR com a transparência, expresso como valor no PDI 2019-2023”, avalia Cezar Fonseca, ouvidor-geral do IFPR e presidente da comissão que elaborou o PDA.

Bases de dados

Uma base de dados é um conjunto de informações relacionadas a um determinado tema institucional, como, por exemplo, recursos orçamentários, pessoal, matrículas, infraestrutura, entre outros.

No âmbito do IFPR, essas informações estão disponíveis na página de dados abertos do IFPR, que pode ser acessada por meio do menu esquerdo deste site, no item Acesso à Informação.

Transparência ativa

O PDA-IFPR 2020-2022 é norteado pelo princípio da transparência ativa, que exige de órgãos e entidades públicas a divulgação de informações de interesse geral.

PDA IFPR Plano de dados abertos IFPR 2020-2022. Acima, dessa inscrição, está a marca do IFPR.
Plano foi construído com base na ideia de que as informações públicas precisam ser transparentes, independentemente de terem sido solicitadas ou não

O documento está alinhado à Lei de Acesso à Informação (Lei nº. 12.527 de 18 de novembro de 2011) e outras normativas que compõem a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída no ano de 2016 com o objetivo de aprimorar a cultura da transparência pública, permitindo aos cidadãos acessar, de forma aberta, os dados gerados por órgãos e entidades públicas.

Topo