IFPR fica entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes – Instituto Federal do Paraná

Rede Federal

IFPR fica entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes

PIBID e Residência Pedagógica
O IFPR ficou entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes

O IFPR ficou entre os primeiros classificados nos editais Pibid e RP da Capes. Juntos, os dois programas selecionaram cerca de 600 projetos que têm por objetivo qualificar a formação de professores da Educação Básica.

Os resultados foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na sexta-feira (22).

No Programa Residência Pedagógica (RP), o IFPR ficou em segundo lugar e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em sétimo.

“Este expressivo resultado decorre do trabalho comprometido e engajado dos coordenadores institucionais dos respectivos programas no IFPR e também de todos os docentes dos campi que atuam nas licenciaturas”, comenta a pedagoga Rosane de Fátima Batista Teixeira, coordenadora de Cursos de Licenciatura da Desup/Proens.

De acordo com ela, em breve devem ser divulgados os cronogramas de ações no IFPR referentes a esses dois programas.

Sobre os programas

O Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Já oPrograma de Residência Pedagógica tem o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Ambos os programas concedem bolsas a alunos de licenciatura (R$ 400) e docentes participantes dos projetos, que são desenvolvidos por instituições de educação superior (IES), como o IFPR, em parceria com as redes de ensino.