IFPR e Senac assinam Termo de Cooperação – Instituto Federal do Paraná

IFPR e Senac assinam Termo de Cooperação

Com o objetivo de ampliar a oferta de vagas em cursos de educação profissional e oferecer mais oportunidades aos paranaenses de aprender uma profissão, o Instituto Federal do Paraná e o Senac assinaram nesta segunda, dia 28, um Termo de Cooperação. A assinatura foi feita pelo reitor do IFPR, Alipio Leal, o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, e o diretor regional do Senac Vitor Monastier.

Entre outras ações, o acordo prevê a cooperação técnica entre as duas instituições e a possibilidade do uso compartilhado de instalações em alguns municípios do Estado. Além disso, a parceria pretende oferecer cursos a distância para capacitação profissional.

Para o reitor Alipio Leal esta é uma oportunidade de otimizar investimentos em pessoal/recursos financeiros e materiais com contrapartidas ou em regime de colaboração ou cooperação. “É importante ressaltar também a experiência do IFPR no segmento de serviços, em especial na área de saúde e de gestão, algo que pode ser complementar com o Senac, marcadamente referência neste mesmo segmento. Nas localidades em que o atendimento aos Arranjos Produtivos Locais (APL´s) exigirem instalações especializadas estas poderão ser compartilhadas pelos  cooperados bastando apenas que um deles as possua e tenha disponibilidade e disposição de uso, evitando assim a competição predatória e desperdício de recursos públicos”, completa Leal.

O IFPR foi criado em 2008 através da Lei Federal 11.892 e hoje possui quatro campi em funcionamento nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina. A partir de março do próximo ano, entram em atividade as unidades de Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba e Jacarezinho. “Temos condições de avançar ainda mais no Estado, dependendo dos arranjos que conseguirmos com os municípios e o governo estadual”, afirma Leal Neto. Nos próximos anos, a meta do Instituto é chegar a vinte cidades paranaenses.