IFPR e Prefeitura de Curitiba estudam parceria para ofertar curso para educação especial – Instituto Federal do Paraná

Expansão

Visita ao gabinete da Prefeitura de Curitiba

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) estuda projeto para ofertar formação profissional a estudantes egressos do Ensino Fundamental e das escolas de educação especial, em parceria com a Prefeitura de Curitiba

A proposta foi alinhada no dia 15 de fevereiro, no encontro do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, com o prefeito Rafael Greca.

O projeto inclui um convênio para permutas de patrimônio da Prefeitura de interesse do IFPR e vice-versa e deve avançar para a criação de cursos de profissionalizantes.

“Esse convênio vai avançar para criar oportunidades de profissionalização tecnológica para os nossos estudantes que terminam o 9º ano e para sermos a primeira cidade a oferecer formação profissional para os alunos de Educação Especial”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Ele também afirmou que o IFPR e a Secretaria Municipal da Educação irão desenvolver estudos para viabilizar os cursos de formação profissional dos estudantes das três escolas municipais de Educação Especial de Curitiba – Helena Antipoff (Boqueirão) e Tomás Edison de Andrade Vieira (Capão Raso).

“Temos nas escolas especiais estudantes com mais de 24 anos que precisam ser sensibilizados para terem uma profissão e temos de dar um horizonte para eles”, explicou Greca.

Interesses comuns

A proposta do convênio entre o IFPR e a Prefeitura de Curitiba surge de interesses comuns entre as duas instituições. Além do desenvolvimento educacional da população, ambas têm a possibilidade de permutar patrimônios. De um lado, o IFPR tem uma de suas sedes ao lado do Horto Municipal, no Guabirotuba. Em contrapartida, interessam ao município áreas de patrimônio da União e de uso do IFPR nas proximidades da Rua João Negrão.

Também participaram do encontro no gabinete do prefeito o pró-reitor do IFPR, Paulo Yamamoto e o vereador Nori Seto.

Reitoria recebe visita de representantes da Prefeitura de São José dos Pinhais

No dia 19 de fevereiro, a Reitoria do IFPR recebeu a visita da prefeita, Nina Singer, do vice-prefeito Assis Manoel Pereira, e equipe de secretários municipais de São José dos Pinhais.

Durante a reunião ficou acordada a renovação do termo de convênio para a conclusão do curso técnico em massoterapia que venceu no final de janeiro, e será estendido até 31 de dezembro de 2021.

Na ocasião, a prefeita e equipe solicitaram a possibilidade de instalação de uma unidade do IFPR na cidade de São José dos Pinhais.

O IFPR realizará um novo estudo técnico para verificar a viabilidade de um campus do Instituto no município, que posteriormente será encaminhado ao Ministério da Educação.