IFPR e Prefeitura de Castro assinam protocolo de intenções para a criação de um centro de referência no município – Instituto Federal do Paraná

Expansão

IFPR e Prefeitura de Castro assinam protocolo de intenções para a criação de um centro de referência no município

Publicado em

Copiado!
Foto aérea do município de castro.
Capital nacional do leite, Castro possui cerca de 70 mil habitantes e elevado potencial turístico, devido ao Canyon Guartelá e às demais paisagens características dos Campos Gerais. Imagem: Paraná Turismo/Agência Senado.

O município de Castro, localizado na Região dos Campos Gerais, deve receber uma unidade do IFPR nos próximos meses. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções visando à elaboração de estudo técnico para a implantação de um centro de referência do Instituto na cidade foi realizada na manhã desta terça-feira (22).

O objetivo da nova unidade do IFPR será o de ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos e de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância (EaD), e também o de desenvolver outras atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação.

O município irá ceder uma área de seis alqueires para o IFPR, local onde funcionou o antigo educandário Manoel Ribas. A estrutura, apresentada em vídeo durante a solenidade desta terça, poderá ser adaptada para o funcionamento do centro de referência.

A expectativa dos representantes da Prefeitura é a de que, no futuro, o centro de referência se transforme em um campus.

Este será o quarto centro de referência do IFPR. Além dele, também está em implantação um em Maringá e outros dois já estão em funcionamento, respectivamente, em São José dos Pinhais e Toledo.

Os centros de referência são unidades administrativas que potencializam a ação e a presença do IFPR. Eles se somam aos 20 campi e seis campi avançados do Instituto, dando ainda mais capilaridade à instituição, que se faz presente em todas as regiões do estado ofertando educação pública, gratuita e de qualidade e sendo um importante vetor de desenvolvimento econômico e social.

Participaram do evento, realizado de maneira remota devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19, o prefeito da cidade, Moacyr Elias Fadel; o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.

Assista à íntegra da solenidade, que foi transmitida pelo Conexão IFPR:

Avaliações

“Para Castro, esta é uma conquista enorme. Há muitos anos a gente vem questionando por que a cidade ainda não tinha um investimento na profissionalização dos nossos jovens, que muitas vezes buscavam isso em outras cidades e não retornavam mais, então, ter uma unidade de um instituto federal no município é um sonho”, comentou, durante o encontro, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes.

Cerimônia de assinatura do protocolo de intenções foi realizada de maneira remota.

João Naime, que, na solenidade, representou o deputado federal Pedro Lupion, fez a mesma avaliação: “Hoje é um dia histórico para Castro e para a Região dos Campos Gerais, porque o IFPR trará inúmeros benefícios, fará com que os jovens fiquem na região”.

“O egresso do Instituto Federal costuma fazer muita diferença nas regiões onde estamos inseridos, então é com essa vontade que estamos chegando, unindo esforços para ajudar a alavancar ainda mais o desenvolvimento dessa cidade maravilhosa que é Castro”, afirmou o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.

“A cidade de Castro realmente merece um instituto federal aqui e a assinatura deste protocolo demonstra que temos a estrutura necessária para isso”, afirmou o prefeito Moacyr Fadel Junior, prefeito do município.

Conheça o IFPR

O IFPR é uma instituição pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O Instituto está voltado à educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Atualmente, possui 20 campi; seis campi avançado; dois centros de referência em funcionamento e dois em fase de implantação (entre eles, agora, o de Castro, que ficará vinculado aos campi Telêmaco Borba e Jaguariaíva).

Mais informações e dados estatísticos sobre o Instituto estão disponíveis no Portal Info.

Unidades administrativas dos IFs

Um centro de referência é uma unidade administrativa vinculada à reitoria ou a um campus. Esse tipo de estrutura pode ser criada pelos institutos federais sem a necessidade de autorização do MEC.

Conheça, na lista a seguir, os demais tipos de unidades administrativas dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (esta classificação está presente na portaria MEC Nº 1291, de 30 de dezembro de 2013):

  • Campus* – voltado ao exercício das atividades permanentes de ensino, pesquisa aplicada, inovação e extensão e ao atendimento das demandas específicas nesse âmbito, em sua área de abrangência territorial;
  • Campus avançado* – vinculado administrativamente a um campus ou, em caráter excepcional, à reitoria, e destinado ao desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão circunscritas a áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente por meio da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada;
  • Polo de Inovação* – destinado ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica; e
  • Polo de Educação a Distância** – destinado à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica na modalidade a distância, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal.

*A criação e o funcionamento de Campus, Campus Avançado e Polo de Inovação estão condicionados à autorização do Ministro de Estado da Educação.
** A criação e o funcionamento de Polo de Educação a Distância são condicionados à autorização do Conselho Superior da Instituição, observados os critérios estabelecidos pelo MEC.

Topo