IFPR desenvolve ações para inclusão e profissionalização de imigrantes haitianos no Paraná – Instituto Federal do Paraná

O mês de novembro marcou o início das atividades de um curso de formação destinado aos profissionais e voluntários que trabalham diretamente com a comunidade haitiana em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A oferta do curso é a primeira etapa do projeto de extensão multicampi “Ensino de Português para Haitianos no Município de Pinhais/Paraná”, coordenado pelos professores Roberta Sotero Costa e Cleverton Vicentini, do Câmpus Irati, em conjunto com o professor Paulo Yamamoto, Diretor do Câmpus de Pinhais. Já, em Campo Largo, a preocupação é em melhorar a comunicação com a comunidade de imigrantes e levar até eles informações sobre os cursos de línguas e qualificação profissional que a unidade tem a oferecer. Conheça agora algumas das ações desenvolvidas pelos câmpus do IFPR visando a inclusão social e a profissionalização dos haitianos que residem no Paraná.

Projeto forma professores para ministrar curso de português para imigrantes

O “Ensino de Português para Haitianos no Município de Pinhais/Paraná” será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, será dada formação aos voluntários, professores do município e outros profissionais que atendem os estrangeiros em Pinhais. Em um segundo momento, o projeto prevê a produção de materiais didáticos para ensino do português aos imigrantes. “Além disso, pretende-se estabelecer parcerias com instituições de ensino superior que oferecem cursos de Letras e Pedagogia para a sustentabilidade da ação”, explica a coordenadora do projeto, professora Roberta Sotero.

No primeiro encontro do curso, no último sábado (23), foram trabalhadas diferentes concepções de voluntariado, extensão universitária, metodologias participativas e interculturalidade. Nos próximos encontros, os temas abordados serão: língua e cultura; metodologias de ensino de línguas estrangeiras; letramento; uso de tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras; proficiência em línguas estrangeiras, e materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras. O curso é ministrado por professoras de Português como Língua Estrangeira que atuam na área com refugiados há aproximadamente 15 anos. Os servidores do IFPR interessados em participar podem entrar em contato com os responsáveis pelo projeto pelo e-mail roberta.sotero@ifpr.edu.br.

Destinação de vagas remanescentes a haitianos em Campo Largo

No Câmpus Campo Largo, um grupo de servidores concentra esforços para facilitar a comunicação a comunidade de haitianos no município. Uma página do site do câmpus foi completamente traduzida para o francês, língua falada pelos imigrantes, contendo informações sobre cursos de qualificação e o sorteio público de vagas remanescentes, que será realizado no mês de fevereiro de 2014 para composição de turmas do curso Técnico em Cerâmica. Além disso, será oferecido um curso de português para estrangeiros. “A próxima etapa é levar o material físico de divulgação que preparamos em francês para ser disponibilizado na agência do trabalhador do município, que tem contato direto com os haitianos, para que essa divulgação seja massiva”, afirma o professor Gismar Souza, do Câmpus Campo Largo.

Câmpus buscam por comunidades de imigrantes que possam ser atendidas

Em todas as regiões do Estado, os câmpus do IFPR buscam por comunidades dentro de sua regiãoo de abrangência que possam ser atendidas pelos cursos e serviços do IFPR. Todos os servidores da instituição são convidados a colaborar.