IFPR credencia primeiro campus no Comitê da Área de Tecnologia da Informação – Instituto Federal do Paraná

Tecnologia da Informação

IFPR credencia primeiro campus no Comitê da Área de Tecnologia da Informação

A submissão de credenciamento do Campus Londrina no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) recebeu parecer positivo na última sexta-feira (18).

Tal credenciamento se faz necessário para instituições com atividades de PD&I que buscam trabalhar junto a empresas no desenvolvimento de projetos através da Lei de Informática. De acordo com a referida Lei, créditos fiscais são concedidos para empresas que direcionam oportunidades de pesquisa e desenvolvimento para execução em conjunto com instituições como o IFPR.

Diversas modalidades de investimento podem ser convertidas em contrapartidas que beneficiam de forma geral os participantes, profissionais e alunos envolvidos na cadeia de negócios da tecnologia da informação e comunicação.

Desde 1991, grandes empresas e negócios dos arranjos produtivos locais de diversas regiões do país vêm se beneficiando da possibilidade de destinar recursos para construir soluções técnicas complexas contanto com a qualidade de instituições com história reconhecida no desenvolvimento tecnológico nacional.

Em 2020, o IFPR vem estabelecendo um conjunto de ações para apoiar o credenciamento dos campi com o perfil estabelecido pelo CATI, como uma importante ferramenta para aproximação do setor produtivo de cada região do Paraná. O Campus Londrina é o primeiro a obter o credenciamento, numa iniciativa pioneira que contou com a colaboração de diferentes pró-reitorias.

No último dia 09, o IFPR Internacional promoveu o treinamento ‘Lei de Informática – CATI’ para representantes dos demais campi interessados. A apresentação foi realizada pelos professores Adriana Carniello e Augusto L. P. Nunes, ambos participantes do processo de credenciamento do Campus Londrina.

Ao longo do próximo ano, outros campi buscarão aumentar a rede de unidades do IFPR credenciadas.