IFPR conquista o primeiro lugar no projeto Top 5 Cais/RNP 2019 – Instituto Federal do Paraná

IFPR conquista o primeiro lugar no projeto Top 5 Cais/RNP 2019

Com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades para ataque hacker, o Instituto Federal do Paraná participou do projeto Top 5, do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança, integrante da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). O projeto teve início em maio de 2019, quando o Instituto possuía 7611 vulnerabilidades detectadas.

“Após um trabalho conjunto da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e os representantes da área dos campi, o IFPR conquistou o primeiro lugar no projeto, com o maior número absoluto de vulnerabilidades tratadas, restando apenas 11 vulnerabilidades ainda existentes”, comenta Onivaldo Flores Júnior, diretor da Dtic.

O projeto, que foi realizado por regiões, teve o IFPR e mais cinco instituições integrando o grupo do sul. Em todo o Brasil, participaram 24 instituições.

O que é o projeto?

Todas as instituições de ensino do Brasil utilizam serviços de internet da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A Rede tem o papel de zelar pela segurança das instituições conectadas a ela. O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais), visando aumentar a segurança das redes e tratar as vulnerabilidades encontradas em cada instituição.